sexta-feira, 28 de julho de 2017

Dia mundial contra o tráfico de pessoas


30 de julho







O tráfico de seres humanos é um crime que explora mulheres, crianças e homens para inúmeros propósitos, incluindo trabalho forçado e sexo. A Organização Internacional do Trabalho estima que 21 milhões de pessoas são vítimas de trabalho forçado. Esta estimativa também inclui as vítimas do tráfico de seres humanos para exploração laboral e sexual. Embora não se saiba qual o número destas vítimas que foram traficadas, estima-se que, atualmente, sejam milhões em todo o mundo.

Todos os países do mundo são afetados pelo tráfico de seres humanos, seja como país de origem, de trânsito ou destino para as vítimas. As crianças compõem quase um terço de todas as vítimas de tráfico de seres humanos em todo o mundo, de acordo com o Relatório sobre o Tráfico de Pessoas da UNODC (United Nations Office on Drugs and Crime). Além disso, mulheres e meninas compõem 71 por cento das vítimas de tráfico humano, afirma o relatório.

Em 2010, a Assembléia Geral da ONU adotou o Plano de Ação Global para Combater o Tráfico de Pessoas, instando os governos de todo o mundo a tomar medidas coordenadas e consistentes para vencer este flagelo. O Plano exige a integração da luta contra o tráfico humano nos programas mais amplos da ONU, a fim de aumentar o desenvolvimento e fortalecer a segurança em todo o mundo. Uma das disposições cruciais do Plano é o estabelecimento de um Fundo Fiduciário Voluntário das Nações Unidas para as vítimas do tráfico, especialmente mulheres e crianças.



Campanha Internacional das Nações Unidas coordenada pelo UNODC


Sem comentários: