sexta-feira, 7 de julho de 2017

As novas tecnologias e a criação de realidade(s)





http://www.cartooningforpeace.org/cartoonotheque/nouvelles-technologies/




"Princesa de mim, deixa-me dizer-te que esse esquecimento das nossas raízes, que me aflige, e de que tanto te tenho falado, essa transformação da memória e da cultura do espírito das nossas sociedades hodiernas em vagos registos efémeros, me recorda com frequência aquela imagem dada pelo Zygmunt Bauman: a dos registos magnéticos, em fitas ou discos, ou no que for, que depressa se apagam e substituem. Já não sabemos quem somos. Tampouco saberemos o que quer dizer muito do que dizemos: a nossa errante levitação audiovisual, acompanhada de novas ortografias e da ignorância geral das raízes da nossa língua, parece-me que nos corta o entendimento..."

Cartas de Camilo Matia de Sarolea, de Camilo Martins de Oliveira, e-cultura (Blogue do Centro Nacional de Cultura)




Sem comentários: