quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Literatura e Artes - Teoria e crítica feitas por mulheres (1)

 















Literatura e artes, teoria e crítica feitas por mulheres I
Arlene Batista da Silva er al. (org.)
Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil
2018





Este livro reúne reflexões de alguns trabalhos apresentados por professores doutores no XIX Congresso de Estudos Literários e I Congresso de Libras, ocorrido em novembro de 2017 na Ufes, em Vitória, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), com o tema que dá título ao livro: Literatura e artes, teoria e crítica feitas por mulheres.

O objetivo era e é colocar em debate e dar visibilidade a um fato que se perpetua, com maior ou menor intensidade conforme o tempo e o contexto, ao longo dos séculos: o abafamento, o silenciamento, a opressão da escrita e da criação da mulher – e, portanto, de sua voz, de seu pensamento, de seu modo de interpretar o mundo, seja em termos crítico-teóricos, seja em termos artísticos. Se, no presente, essa condição parece se atenuar ou mesmo, em alguns lugares, desaparecer, forçoso é reconhecer que ainda hoje (e muito mais se retroagimos no tempo) tal condição prevalece.

Desenvolver perguntas, dúvidas e respostas é o que se espera desse conjunto de textos que procuram investigar e propor leituras acerca da vastíssima produção literária, artística, crítica e teórica feita por mulheres, contemporânea ou não, trazendo elementos e informações que esclareçam como foi, tem sido e poderá ser o
lugar da mulher na história e na cultura no Brasil e no mundo. Num país em que um presidente recentemente declarou que “para não quebrar, um governo precisa ter marido”, todo esclarecimento será bem-vindo na luta contra a misoginia e o obscurantismo.

Vitória, outubro/2018

Os organizadores

Arlene Batista da Silva
Maria Amélia Dalvi
Paulo Dutra
Wilberth Salgueiro

Sem comentários: