quarta-feira, 17 de junho de 2020

Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação



17 de junho



Imagem




"A UNESCO apoiou seus Estados Membros para enfrentar os desafios e a gestão relacionados com a seca, melhorando a capacidade humana, a orientação de políticas e as ferramentas existentes. Isso inclui sistemas de monitorização e aviso prévio de seca para populações locais em África, o desenvolvimento de atlas de seca e observatórios para determinar a frequência e a exposição a secas por populações locais, bem como a avaliação de vulnerabilidades socioeconómicas e o desenvolvimento de indicadores de seca para a formulação de políticas na América Latina e no Caribe ".- Audrey Azoulay, Diretora Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial de Combate à Desertificação e Seca

Captura de tela 2020-04-27 em 9.21.59 AM.png


A desertificação é a degradação da terra em áreas áridas, semi-áridas e sub-húmidas secas. É causada principalmente por atividades humanas e variações climáticas. A desertificação não se refere à expansão dos desertos existentes. Isso ocorre porque os ecossistemas de terras secas, que cobrem mais de um terço da área terrestre do mundo, são extremamente vulneráveis ​​à superexploração e uso inadequado da terra. Pobreza, instabilidade política, desmatamento, pastoreio excessivo e más práticas de irrigação podem minar a produtividade da terra.

O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca é observado todos os anos para promover a consciencialização pública dos esforços internacionais para combater a desertificação. O dia é um momento único para lembrar a todos que a neutralidade da degradação do solo é alcançável através da solução de problemas, forte envolvimento da comunidade e cooperação em todos os níveis.

Hastag para o Dia da Desertificação e Seca




Sem comentários: