terça-feira, 23 de junho de 2020

Cultura oceânica para todos












PREFÁCIO 

"O oceano é uma fonte de alimento, energia, minerais, cada vez mais de medicamentos; regula o clima da Terra e abriga a maior diversidade de vida e ecossistemas, e é um provedor de serviços económicos, sociais e estéticos para a humanidade. Conhecer e entender a influência do oceano em nós, e a nossa influência no oceano, é crucial para viver e agir de forma sustentável. Esta é a essência da cultura oceânica. 

O resultado do aumento da cultura oceânica, a comunidade internacional reuniu-se em Nova York em junho de 2017 para discutir áreas prioritárias de ação, iniciar atividades conjuntas e desenvolver parcerias para preservar o oceano. Uma parceria global, liderada pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO, foi formada para aumentar a consciencialização sobre a conservação, restauração e uso sustentável do oceano e seus recursos, e para construir uma base de conhecimento público sobre o oceano global. 

O kit pedagógico Cultura Oceânica para Todos da COI-UNESCO é o resultado de um trabalho conjunto e contribuições dos membros dessa parceria global. Este kit fornece ferramentas, métodos e recursos inovadores para entender os complexos processos e funções do oceano a educadores e aprendizes em todo o mundo e, também, para alertá-los sobre as questões mais urgentes do oceano. Também apresenta os princípios científicos essenciais e as informações necessárias para se entender a relação de causa e efeito entre o comportamento individual e coletivo e os impactos que ameaçam a saúde do oceano. 

Esperamos que esta publicação inspire os leitores - cientistas, educadores e aprendizes - a assumir maior responsabilidade pessoal pelo oceano, bem como capacitá-los a agir como cidadãos, trabalhando através de parcerias e redes, compartilhando ideias e experiências e desenvolvendo novas abordagens e iniciativas em apoio à cultura oceânica. 

O oceano é o grande unificador e é nossa responsabilidade preservá-lo para as gerações atuais e futuras."

 Vladimir Ryabinin - Secretário Executivo, COI e QianTang- Subdiretor Geral de Educação, UNESCO.




SUMÁRIO EXECUTIVO


Reconhecendo a falta de materiais relacionados com o oceano na educação formal, um grupo de cientistas oceânicos e profissionais de educação nos EUA, iniciaram em 2002 um processo colaborativo e ascendente para desenvolver uma estrutura abrangente a fim de incentivar a inclusão das ciências oceânicas aos padrões nacionais e estaduais, e para mais ensinamentos sobre o oceano nas salas de aula dos ensinos fundamental e médio. Este foi o início do movimento para a alfabetização oceânica que, desde então, se espalhou pelo mundo através do desenvolvimento de associações de educadores de ciências marinhas no Canadá, Austrália, Europa e Ásia. 

Os programas e projetos de cultura oceânica, até o momento, têm-se concentrado principalmente no desenvolvimento de recursos, planificação de aulas e atividades voltadas para a educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Atualmente, e em particular após a adoção do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14, ajudamos a mudar o foco para a inclusão de abordagens mais próximas daquelas desenvolvidas conforme a Estrutura da UNESCO para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). A EDS visa melhorar o acesso à educação de qualidade sobre o desenvolvimento sustentável em todos os níveis e em todos os contextos sociais para transformar a sociedade, reorientando a educação e ajudando as pessoas a desenvolver conhecimentos, habilidades, valores e comportamentos necessários ao desenvolvimento sustentável. Os indivíduos são encorajados a serem agentes responsáveis que resolvam desafios, respeitem a diversidade cultural e contribuam para a criação de um mundo mais sustentável. 

Esta publicação é composta por duas partes. A primeira parte, apresenta a história da cultura oceânica e descreve a sua estrutura feita de sete princípios essenciais, e conecta-os a programas internacionais de ciência do oceano, que contribuam para melhorar o conhecimento e as observações oceânicas. Além disso, cientistas e educadores marinhos foram entrevistados para partilharem as suas experiências profissionais sobre a cultura oceânica, bem como as suas visões sobre o seu futuro. O último capítulo da parte 1 descreve os desafios existentes para a educação marinha, bem como o caminho para o desenvolvimento de atividades de cultura oceânica bem-sucedidas, conforme a Agenda 2030. Um dos fatores mais importantes identificados está relacionado com a criação de parcerias multisetoriais entre os setores educacional, governamental e privado, que construíram conjuntamente programas de cultura oceânica para todos os níveis educacionais formais, desde a escola primária até o nível universitário, e para alunos informais. Exemplos mundiais de tais programas são apresentados. 

A segunda parte, depois de apresentar a abordagem metodológica baseada na estrutura multi-perspectiva para a EDS desenvolvida pela UNESCO, apresenta 14 atividades que poderão fornecer exemplos testados e apoio à implementação de iniciativas para a educação marinha. O objetivo não é fornecer uma coleção pronta a usar, mas sim oferecer apoio e exemplos do que poderia ser adaptado em diferentes contextos geográficos e culturais. Os recursos são projetados de modo a serem importantes para todos os alunos de todas as idades em todo o mundo e para encontrarem a sua aplicação em vários ambientes de aprendizagem, ainda que na sua implementação prática eles tenham que, naturalmente, ser adaptados ao contexto nacional ou local. 


Sem comentários: