sábado, 21 de março de 2015

Semana da leitura'15 | Exposições



 
De 16 a 20 de abril



 
Palavra | Imagem | Banda Desenhada | Cenografia | Gravura




Há já alguns anos que o grupo disciplinar de Artes Visuais  desenvolve um trabalho articulado com a Biblioteca Escolar,  tomando o tema selecionado pelo Plano Nacional de Leitura para a Semana da Leitura como mote de múltiplas atividades e projetos a desenvolver com / pelos alunos ao longo do ano letivo. 


Este ano letivo, PALAVRAS DO MUNDO constituiu o tema transversal do concurso de máscaras de carnaval destinado a alunos de artes do Ensino Secundário. Na Semana da Leitura, foram expostos os seguintes trabalhos:

Desenhos de Parede e Desenhos Cenográficos, elaborados no âmbito da disciplina de Artes Visuais, pelos alunos do Ensino Vocacional. Orientação das professoras Alcina Gonçalves e Nélia Miranda.

Banda Desenhada, realizada na disciplina de Educação Visual, pelos alunos do 9º B e C. Orientação da professora Alcina Gonçalves.

Linguagem Visual/Escrita, no âmbito da disciplina de Oficina de Artes. Trabalhos elaborados pelos alunos do 12ºE. Orientação da professora Graça Campolargo.

Módulo/Padrão, realizado na disciplina de Desenho A, por alunos do 10º F, orientados pela professora Teresa Pimentel.

Maquetes, disciplina de Desenho A, por alunos do 12º E, orientados pela professora Teresa Pimentel.


Gravuras, realizadas na disciplina de Desenho A, por alunos do 11º F, orientados pelo professor Carlos Santelmo



Banda Desenhada:
 
 


 


 




 






  




 




Trabalhos de banda desenhada de alunos do 9º ano, turmas B e C, na disciplina de Educação Visual (item programático: Comunicação Visual).







Desenho de parede "A letra como desenho"
(linguagem escrita / linguagem visual)

e Maquete (trabalho cenográfico)



























Gravura
 
 



 
 
 









Caricaturas de autores portugueses

Para celebrar a Semana da Leitura, a BE organizou uma exposição de caricaturas de autores portugueses. Esta exposição resulta de um duplo trabalho de pesquisa: das caricaturas (a cujos autores são dados os devidos créditos) e de excertos de textos paradigmáticos dos escritores representados.

Camilo Castelo Branco (1825-1890), caricatura de Fernão Campos






Assim que sai romance teu, minha mulher, combinada com o editor, seca-me a paciência, até que o livro chegue de Braga entre um papeliço de açúcar e o saco do arroz. A pobre mulher começa a chorar no título, estrenoita-se a ler; e, ao outro dia, está desolhada, e amarela como as doze tísicas, que tens levado à sepultura num rio de lágrimas. Tens romances, meu amigo, que mentem desde o título. Comecei, pouco há, a ler um que se chama: “A mulher que salva”.




Vinte horas de Liteira


(relato de uma viagem de Camilo de Vila Real ao Porto, na companhia do amigo António Joaquim)








 












Sem comentários: