domingo, 22 de março de 2015

Dia Mundial da Água



22 de março

Cidadania

 
 
  
 
 
 
 Não vamos fazer
 
tempestade em copo d'água
 
nem chover no molhado.
 
Mas se não formos
 
água mole em pedra dura
 
será a gota de água.
 
 
 
 


Trailer oficial do Dia Mundial da Água 2015
 
(ver mais vídeos no site oficial da UNESCO sobre o Dia Mundial da Água:  http://www.unwater.org/worldwaterday/features/videos/en/ 
 
 
Até 2030, o planeta enfrentará um deficit de água de 40%, a menos que seja melhorada dramaticamente a gestão desse recurso precioso. Essa é a conclusão inevitável do Relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Água 2015 - Água para um mundo sustentável, lançado em 20 de março em nova Deli (Índia), em celebração ao Dia Mundial da Água (22 de março).

O Resumo executivo do relatório (PDF) pode ser consultado aqui.

 



Todos os dias as mulheres gastam milhões de horas a transportar água
(http://www.unwater.org/worldwaterday/home/en/)
 
 

 
 
Em 1992, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o dia 22 de março como “Dia Mundial da Água", publicando um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água". Ao todo são 10 artigos que devem ser tema de reflexão, discussão e análise.



 

Declaração Universal dos Direitos da Água
 
Art. 1º - A água faz parte do património do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. 
 Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo o ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não temos atmosfera, clima, vegetação, cultura,  agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal como é estipulado no Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem. 
 Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser usada com racionalidade, precaução e responsabilidade. 
 Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionar normalmente para garantir a continuidade da vida na Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam. 
 Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo àqueles que virão depois de nós. A sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras. 
 Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; tem um valor económico: algumas vezes, é rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo. 
 Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De uma maneira geral, a sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis. 
 Art. 8º - A utilização da água implica respeito pela lei. A sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado. 
 Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos da sua proteção e as necessidades de ordem económica, sanitária e social. 
 Art. 10º - O planeamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso devido à sua distribuição desigual sobre a Terra. 

 
 
 
 


Água para um Mundo Sustentável - Mensagens principais  
 
Mensagem geral
 

A água está no centro do desenvolvimento sustentável. Os recursos hídricos, e a gama de serviços fornecidos por eles, sustentam os processos de redução da pobreza, crescimento económico e sustentabilidade ambiental. Da segurança alimentar e energética até à saúde humana e ambiental, a água contribui para o bem-estar social e o crescimento inclusivo, o que afeta os meios de subsistência de bilhões de pessoas.
 
Mensagem 1: a água fornece uma ampla gama de benefícios e serviços que são fatores-chave para a obtenção do desenvolvimento sustentável e do crescimento inclusivo, essenciais para quase todas as formas de atividade económica, e que sustentam os meios de subsistência de bilhões de pessoas.


 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



Sem comentários: