domingo, 22 de março de 2015

Blimunda #34




 Homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado



março 2015


Testemunha de guerras e da intolerância do homem, em meados dos anos 90 o fotógrafo Sebastião Salgado viu-se com a “alma doente”. Essa dor levou-o a criar, com a ajuda da esposa, o Instituto Terra, replantar uma floresta, e sair pelo mundo em busca da beleza. A Blimunda deste mês dedica várias das suas páginas a Génesis, o seu mais recente projeto, e ao documentário O Sal da Terra, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro, autores de um retrato íntimo do artista brasileiro.


Da 16ª edição das Correntes d’Escritas a revista publica um extenso dossier: uma entrevista com o escritor cubano Leonardo Padura, uma conversa pouco convencional com o português Manuel Jorge Marmelo e o alemão Michael Kegler, e os textos da espanhola Clara Usón e do português Bruno Vieira Amaral.


Na secção infantil e juvenil, uma entrevista da escritora e pedagoga brasileira Ana Maria Machado, para além das habituais notas de rodapé e de duas novas entradas no Dicionário de Literatura Infantil e Juvenil.


Na secção bimestral dedicada ao Cinema, o alvo é o polémico American Sniper, de Clint Eastwood, obra polémica numa Hollywood liberal.


Por fim, a terminar, o escritor açoriano João de Melo assina um texto sobre a relação de José Saramago com a Espanha na secção Saramaguiana.


Boas leituras!

 
Descarregar Blimunda # 34

Sem comentários: