sexta-feira, 4 de abril de 2014

Semana da leitura'14 | Palestra "Literatura e Ciência"

Semana da Leitura - 19 dias a ler!

 

 

Ciclo de Palestras na Camilo

 
 
 

Encerrou, ontem, o ciclo de palestras na biblioteca da nossa escola, realizado no âmbito da Semana da Leitura 2014, que este ano teve como mote os 8oo anos dos primeiros textos em língua portuguesa.

Desta vez, Literatura e Ciência uniram-se para comporem a narrativa das Unidades de Medida ao longo dos tempos

Sem nunca prescindir do rigor terminológico da área da Física e Química (um rigor q.b., dada a heterogeneidade da formação académica do público presente), o palestrante, professor António Fortuna, adotou o papel ancestral do contador de histórias e, num discurso apelativo e informado, abordou as unidades de medida, tomando como fonte de informação textos de literatura portuguesa (do período trovadoresco ao século XX). 

A conferência da professora Ana Paula Fortuna - Línguas e Literaturas Peninsulares - um passado comum? - , prevista também para esta data, foi adiada para o 3º período, em dia e hora a anunciar.


 
 
 
 
Extrato de Fernão Lopes, cronista medieval. 
 
No texto acima apresentado, de Fernão Lopes, o cronista, que usa o "côvado" como unidade de medida,  informa-nos sobre a destruição de muitos e bons livros da livraria do Mosteiro de S. Domingos, ocorrida durante uma cheia.
 
 
 
 
 

Sem comentários: