quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro













Considerando que:

- o LIVRO é, historicamente, o instrumento mais potente de difusão dos conhecimentos,

 - todas as iniciativas para promover a difusão do LIVRO são um fator de enriquecimento cultural,

  - uma das formas mais eficazes de promoção do LIVRO é organizar todos os anos "O dia do livro",
 

a Conferência Geral da UNESCO, reunida em Paris, proclamou, em 15 de novembro de 1995, o dia 23 de abril "Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor". 
A escolha do dia 23 de abril não foi arbitrária... 



23 de Abril: dia de São Jorge, do Livro e da Rosa


S. Jorge e o Dragão, de Gustave Moreau
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Stgeorge-dragon.jpg


No dia de S. Jorge

http://www.portalangels.com/mensagens_e_poesias/mensagens-diversas/flores-virtuais/rosa-vermelha.html



uma rosa e

http://www.dannybia.com/danny/msg/l/livro_de_ouro.htm


um livro




São Jorge: a história e a lenda


Esta tradição, que combina o facto religioso, a rosa como símbolo do amor e o livro como símbolo da cultura, transformou o dia 23 de Abril na data mais comemorada, por todos os catalães.

Apesar da grande devoção que São Jorge despertou na Europa durante a Idade Média, pouco se sabe sobre a figura histórica: militar romano, cristão, foi martirizado por volta do ano 303 por não abdicar das suas crenças religiosas.

Etimologicamente, o seu nome, Georgius, quer dizer camponês. Esta é talvez a razão por que a comemoração litúrgica foi fixada em 23 de Abril, em plena Primavera, portanto, e as tradições populares fizeram dele o protetor das colheitas.


A ligação com a Primavera e o seu patrocínio dos namorados também o relacionam diretamente com a Feira das Rosas que, desde o século XV, se celebra na praça de Sant Jaume, onde está localizada a atual sede do Governo da Catalunha (Generalitat de Catalunya).

Em contraste com o pouco que se sabe sobre a história de São Jorge, a sua lenda está ampla e fortemente enraizada.

Uma tradição muito divulgada na Idade Média explicava que o martírio de São Jorge durou sete anos, diante de um tribunal formado por sete reis. Esta tradição, que lhe atribui uma grande tenacidade por não abdicar de sua fé durante sete anos de tortura, foi condenada até por Roma mas justifica que o jovem cavaleiro fosse invocado como patrono pelos cavaleiros e pelo Império Bizantino.

Naquela época, a sua ajuda era invocada para combater os infiéis. Foi escolhido como patrono pela Geórgia, pela Sérvia, pela Inglaterra, pela Grécia, por Aragão, pelos Países Catalães e por Portugal.

Surgiram também lendas e tradições sobre a sua ajuda aos exércitos cristãos. A lenda mais popular, escrita por Jaume de Vorágine na Llegenda Áurea, é a que explica a vitória de São Jorge sobre o dragão:

Num país não determinado, chamado Silene, um dragão aterrorizava os habitantes. Para o acalmar, ofereciam-lhe periodicamente um cordeiro e uma donzela escolhida por sorteio.

Mas um dia a sorteada foi a filha do rei; São Jorge venceu o dragão e libertou a donzela. Então o rei e todo o povo converteram-se à fé de Cristo.

Desde o século XIII, a imagem de São Jorge sobre um cavalo branco, libertando a donzela e vencendo o dragão, é a mais difundida de todas as lendas populares.

É muito difícil definir a data exata que marcou o início da tradição popular de oferecer rosas no dia de São Jorge. Deve ser muito antiga, já que, desde o século XV, há notícias da celebração da Feira das Rosas no dia de São Jorge.

Esta mesma antiguidade traz a tentação de buscar uma relação entre uma tradição popular e o simbolismo do amor cortês que a rosa representa.

Independentemente das possíveis teorias que possam justificar a tradição, o mais importante é que se tenha mantido viva e seja um símbolo indiscutível da Catalunha.

Em 1926, Espanha instaurou o dia 23 de Abril como Dia do Livro pois esta data coincide com a morte de Cervantes, imitando a Inglaterra que já o celebrava no mesmo dia porque também coincide com a morte de Shakespeare.



William Shakespeare (1564-1616)

Miguel de Cervantes Saavedra (1547-1616)
A celebração enraizou-se rapidamente em Barcelona e estendeu-se à Catalunha, mas o propósito oficial diluiu-se ao coincidir com o dia do Santo Padroeiro.
Enquanto em outros lugares se mantinha de maneira muito escassa ou desaparecia, na Catalunha tornou-se um dos dias populares mais celebrados e ao mesmo tempo ajudou muito a potenciar a difusão e a venda do livro catalão.
Assim, na Catalunha, 23 de Abril é o dia de São Jorge, da rosa e do livro: o dia do Santo Padroeiro, do amor e da cultura.

                                                                                      
http://www.catalonia.com.br/catala/catalunha_cultura5.asp (adaptado)

Sem comentários: