segunda-feira, 26 de julho de 2021

A Vez das Deusas. Cartazes da Índia no Museu do Oriente

 






A partir do final do século XIX, com a introdução das prensas para litografia na Índia, pela mão dos colonos britânicos, os cartazes com divindades hindus tornam-se amplamente populares. O interesse generalizado por estes cartazes fez crescer o seu mercado: às representações de divindades hindus como imagens de devoção e imagens para devoção juntam-se imagens com propósitos políticos e comerciais. 

O estudo e apresentação pública do núcleo de cartazes da Índia, presentes na Coleção Kwok On do Museu do Oriente, contribuem para o conhecimento e divulgação da história visual popular deste país. Estes cartazes ilustram práticas rituais e religiosas e dão conta de mudanças sociais e políticas, revelando parte da fascinante história da Índia, desde o final do século XIX. 

A exposição "A Vez das Deusas. Cartazes da Índia no Museu do Oriente" reflete sobre a representação do género feminino nestes objetos, procurando explorar a sua intersecção com questões sociais contemporâneas. Sob o olhar das deusas, exploramos as suas qualidades humanas e divinas, mundanas e sobrehumanas, refletindo sobre conceitos e paradoxos que falam sobre o que significa ser deusa e mulher nos nossos dias, em diferentes contextos geográficos, incluindo o nosso.

Sem comentários: