domingo, 3 de maio de 2020

Liberdade de expressão e literacia mediática | debate online











Liberdade de expressão e literacia mediática” é o grande tema do debate a cinco que celebra o arranque da operação 7 dias com os Media 2020 – sem sair de casa, que acontece já hoje, dia 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Este diálogo de pouco mais de uma hora junta online dois Secretários de Estado, uma responsável pela leitura em Portugal, o diretor de um jornal diário que aceitou ser media partner desta operação, e um embaixador da juventude. Foi difundido a partir das 00h00 de hoje, no site da iniciativa e na sua página no Facebook. 

Nuno Artur Silva e João Costa são os dois Secretários de estado, o primeiro do Cinema, Audiovisual e Media, o segundo Secretário Adjunto e da Educação. Teresa Calçada é Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027 e membro do GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática, grupo responsável pela organização desta operação. Manuel Carvalho é diretor do jornal Público e João Martins é Embaixador da Juventude no projeto Better Internet for Kids. Gravado, como é habitual por estes dias de Pandemia COVID-19, com recurso a uma plataforma de videoconferências online, o debate contou com a moderação do jornalista da RTP Daniel Catalão.

Juntos aceitaram conversar sobre um tema que interpela diretamente as suas áreas de intervenção profissional e a que são sensíveis também enquanto cidadãos. Com o objetivo de convidar a sociedade para um momento de reflexão e de pensamento crítico sobre os media, falaram dos desafios que a liberdade de expressão enfrenta no atual momento histórico, de desinformação e de excesso de informação. Também não ficaram de fora as respostas que pelo mundo foram sendo dadas à pandemia, assim como a crise dos media, a relação entre liberdade de expressão e liberdade de imprensa, e, ainda, os objetivos desta operação em que aceitaram participar."

DGE

Sem comentários: