sexta-feira, 10 de abril de 2020

Já há horários para a tele-escola na RTP Memória


#EstudoEmCasa




Já existe um horário que vai permitir aos alunos do ensino básico assistir a aulas a partir da televisão – de segunda a sexta-feira e das 9:00 às 17:50. O terceiro período arranca a 20 de abril.

O terceiro período do ano letivo arranca no dia 20 de abril e as aulas vão chegar a milhares de alunos do ensino básico via televisão. Durante semanas, a RTP Memória vai ceder a emissão a conteúdos pedagógicos temáticos, lecionados por professores.

A programação, com o nome #EstudoEmCasa, já foi revelada pelo Ministério da Educação e vai ocupar a grelha do canal entre as 9h e as 17:50, de segunda a sexta-feira, de forma a abranger mais de uma dezena de disciplinas. Para facilitar a organização de todos os conteúdos num programa semanal, os alunos foram reagrupados em cinco segmentos: 1º e 2º anos, 3º e 4º anos, 5º e 6º anos, 7º e 8º anos e 9º anos.

Os 7º, 8º e 9º anos terão aulas da parte da tarde, a partir das 14:00.






Além dos conteúdos adaptados a cada nível, o atual programa inclui aulas transversais a todos os alunos do ensino básico, caso do Português Língua Não Materna nos níveis de Iniciação e Intermédio, sempre às 13h, e da Educação Artística, terças e quintas-feiras, às 9h40.

O canal referido emite na TDT, mas também na televisão por cabo e por satélite, e pode ser encontrado nos serviços das diferentes operadoras nas seguintes posições: canal 7 da TDT, canal 100 da MEO, canal 19 da NOS, canal 17 da Vodafone e canal 13 da Nowo. Contudo, as aulas estarão também disponíveis nas plataformas digitais da RTP e da Direção-Geral da Educação. Será ainda desenvolvida uma app com todos os conteúdos.

O desenvolvimento do programa de aulas à distância contou também com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Além da RTP Memória, também a RTP 2 estará envolvida neste esforço com a transmissão de conteúdos para crianças dos 3 aos 6 anos.

Mauro Gonçalves. Jornal Observador, 10 de abril de 2020



Sem comentários: