domingo, 26 de abril de 2020

7 dias com os media sem sair de casa!



GILM | Grupo Informacional sobre literacia mediática







Este ano, sugere-se que, a partir de casa, as famílias ou diferentes atores em interação online – professores com os seus alunos, alunos com outros colegas de escola, de universidade, membros de associações, vizinhos, órgãos de comunicação social – criem ou adiram a alguma atividade enquadrada na iniciativa.

O tema e o tipo de atividade a concretizar são livres. Podem também assumir carácter individual, se for essa a preferência. Todas as conjugações são permitidas e bem-vindas! Apenas se exige que tenham como foco o uso competente, crítico e responsável dos media por parte dos cidadãos, seja enquanto recetores, seja na sua qualidade de produtores de conteúdos, designadamente através das redes sociais.


O GILM vai também preparar um conjunto de desafios a lançar diariamente, na semana de 3 a 9 de maio.

Estamos a viver um contexto excecional onde até o contacto com todos os que não vivem connosco se faz, quase exclusivamente, através dos meios audiovisuais e online, onde o uso das redes sociais se intensificou, a informação está constantemente a ser partilhada sem filtros e há, naturalmente, um clima de grande incerteza, desconhecimento e ansiedade. A desinformação e as notícias falsas proliferam, com o risco de causar danos sociais, nomeadamente em termos de saúde pública. Por isso, os desafios que o GILM vai lançar serão centrados nos temas da Desinformação e Fake News e da Segurança Online.

Todos os que se quiserem associar aos 7 Dias com os Media 2020 sem sair de casa podem aderir a algum ou vários destes desafios. Ou, se preferirem, criar atividades sobre aqueles ou quaisquer outros temas que se enquadrem nos objetivos referidos no início.

O fundamental é mesmo aderir à iniciativa, procedendo ao respetivo Registo.

Os testemunhos da atividade realizada – sob a forma de desenho, de fotografia, de cartaz, de notícia, de vídeo, de podcast… – podem ser enviados diretamente para o endereço 7diasmedia@gmail.com.


Sem comentários: