quinta-feira, 16 de abril de 2020

Bookfaces





Pessoas de todo o mundo estão a divertir-se com o bookface, uma tendência literária na qual uma pessoa se combina com a capa de um livro.




















Nos últimos anos, a capa dos livros deu lugar a um encantador desafio criativo. Usando alguma fotografia estratégica de posicionamento e ilusão, os leitores estão-se a unir a uma publicação - literalmente - mesclando os seus corpos com as imagens que aparecem na capa escolhida. Eles alinham o livro com o rosto, os ombros ou até os pés para formar um retrato trompe l'oeil que dá vida ao objeto inanimado. A prática foi popularizada pela Librairie Mollat, uma livraria sediada em Bordeaux que criou a série do Instagram chamada Book Face .

A Librairie Mollat ​​não é o único lugar a divertir-se com essa tendência literária. Há uma hashtag inteira dedicada ao Book Face, chamada apropriadamente #bookfacefriday. No final de cada semana de trabalho, pessoas de todos os lugares transformam-se em figuras icónicas vistas nas capas de livros em todo o mundo. Não específicos a nenhum género ou período, eles apresentam romances, memórias, ficção e não-ficção - qualquer livro com uma capa impressionante é um jogo.

As bibliotecas, em particular, gostam de participar nessa hashtag e usam as suas vastas coleções como alimento para partidas divertidas e como uma maneira de fazer recomendações de livros. 

Siga a hashtag para uma dose semanal da ilusão de ótica literária.



Sem comentários: