segunda-feira, 24 de junho de 2019

Dia internacional de apoio às vítimas de tortura




26 de junho













Apesar da proibição absoluta pelo direito internacional, a tortura persiste em todas as regiões do mundo. Um número chocante de pessoas até favorece o seu uso. Preocupações sobre a proteção da segurança nacional e das fronteiras são cada vez mais usadas para permitir a tortura e outras formas de tratamento cruel, degradante e desumano. 

As Nações Unidas condenaram a tortura desde o início como um dos atos mais cruéis perpetrados por seres humanos aos seus semelhantes. As vítimas de tortura vêm de todas as esferas da vida: homens, mulheres e, comovente, um número crescente de crianças. São povos indígenas e minorias; defensores dos direitos humanos, opositores políticos e jornalistas; migrantes; pessoas com deficiência; pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans ou intersexuais; ou simplesmente habitantes de certos bairros. 

As vítimas da tortura são selecionadas aleatoriamente, ou constituem um alvo ou são perseguidas. A tortura busca aniquilar a personalidade da vítima e nega a dignidade inerente ao ser humano. As suas consequências generalizadas frequentemente vão além do ato isolado de um indivíduo; pode ser transmitida através das gerações e levar a ciclos de violência. 



Sem comentários: