sábado, 29 de junho de 2019

Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança












A consciencialização das organizações para a temática da segurança das redes e dos sistemas de informação nunca foi tão relevante como é hoje em dia. A cada ano que passa existe um maior número de dispositivos conectados entre si através da internet, alguns deles, mal protegidos ou mal configurados, que acabam por se traduzir em ameaças aos ativos das organizações. 

A cibersegurança, em todas as suas vertentes, é uma preocupação central nas sociedades atuais. Um ambiente seguro é fundamental para estabelecer e desenvolver qualquer atividade económica ou social. No entanto, a segurança não deve ser a protagonista. Pelo contrário, deve existir para libertar os cidadãos e as empresas de preocupações, de modo a que se possam focar nas suas atividades. 

Em alinhamento com a Lei n.º 46/2018, que estabelece o regime jurídico da segurança do ciberespaço, transpondo a Diretiva (UE) 2016/1148, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 6 de julho de 2016, relativa a medidas destinadas a garantir um elevado nível comum de segurança das redes e da informação em toda a União, este documento tem como missão providenciar às organizações um guia de cibersegurança que sistematiza um conjunto de medidas para as problemáticas mais relevantes da atualidade nesta matéria. Pretende disponibilizar as bases para uma organização cumprir os requisitos mínimos de segurança da informação recomendados. 

Sabendo que as organizações se podem encontrar em diferentes níveis de maturidade e possuir diferentes dimensões (desde micro e pequenas organizações a grandes empresas ou instituições públicas), e que algumas recomendações podem ser desproporcionalmente exigentes para a dimensão da organização ou não ser suficientemente exigentes, sugere-se que o documento seja interiorizado com espírito crítico por cada organização e adequado às suas necessidades. 

Está estruturado num conjunto de medidas de segurança que traduzem cinco objetivos específicos: Identificar, Proteger, Detetar, Responder e Recuperar. 

São referenciados exemplos e orientações que permitem sistematizar processos e procedimentos cuja aplicação conduza ao cumprimento desses mesmos objetivos, não na forma de uma lista de controlo de ações a realizar, mas antes na representação dos objetivos chave reconhecidos pelos diversos intervenientes, como uma referência de alto nível assente num conjunto de referenciais internacionais e em diferentes normas técnicas. 

Os objetivos são divididos em categorias e subcategorias, sendo que para cada subcategoria este documento referencia um exemplo de implementação tecnológica, de implementação processual e de evidência, consistindo numa descrição genérica de como poderá ser aplicado, contribuindo, desse modo, para uma melhor compreensão do mesmo. 

Este documento termina com um conjunto de recomendações adicionais, fundamentais para que as organizações possam cumprir, por um lado, com a legislação em vigor, e por outro possam de forma efetiva estar preparadas, através da definição de uma estratégia que envolva toda a organização, para gerir o risco e mitigar o impacto dos incidentes que poderão afetar as organizações.

Sumário Executivo in Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança, 
Centro Nacional de Cibersegurança, Versão 1.0, junho de 2019




Sem comentários: