domingo, 10 de fevereiro de 2019

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência






Tema para 2019: "Investimento em mulheres e meninas na ciência para um crescimento verde inclusivo"


A ciência e a igualdade de género são vitais para a consecução das metas de desenvolvimento acordadas internacionalmente, incluindo a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nos últimos 15 anos, a comunidade global fez um grande esforço para inspirar e envolver mulheres e meninas na ciência. No entanto, mulheres e meninas continuam a ser excluídas da participação plena na ciência.

Atualmente, menos de 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres. Segundo dados da UNESCO (2014 - 2016), apenas cerca de 30% de todas as alunas escolhem campos relacionados com CTEM no ensino superior. Globalmente, a matrícula de estudantes do sexo feminino é particularmente baixa em TIC (3%), ciências naturais, matemática e estatística (5%) e em engenharia, manufatura e construção (8%).

Vieses de longo prazo e estereótipos de género estão a afastar meninas e mulheres das áreas relacionadas com a ciência. Como no mundo real, o mundo na tela reflete preconceitos semelhantes - o estudo Gender Bias without Borders 2015, do Instituto Geena Davis, mostrou que, das personagens na tela com um trabalho STEM identificável, apenas 12% eram mulheres.

A fim de alcançar o acesso pleno e igualitário e participação na ciência para mulheres e meninas, e alcançar a igualdade de género e o empoderamento de mulheres e meninas, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a resolução A / RES / 70/212 declarando 11 de fevereiro como a Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência.


Sem comentários: