quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

A nossa internet, a nossa escolha



ESCOLHE!





.

Escolhe pedir consentimento

Pergunta sempre aos outros se podes partilhar algo sobre eles. Se eles disserem não, temos de respeitar a escolha deles e sermos bons amigos. Isso deve incluir a verificação antes de postares uma selfie tua e do teu amigo ou antes de adicionares amigos a grupos de chat onde pode haver pessoas que eles não conhecem. Lembra-te de que as coisas que achamos que são boas ou engraçadas podem realmente incomodar ou perturbar outra pessoa.


Escolhe ser solidário e positivo

Tu podes inspirar e apoiar os outros pelo que fazes e postas online. Se vires alguém a passar por tempos difíceis online, aoferece-lhe apoio e denuncia postagens ou contas que possam ser desagradáveis ou ofensivas. 


Escolhe estar em situação de controle

Dispõe de algum tempo para olhares para as configurações de privacidade das tuas contas favoritas. Elas podem ajudar-te a assumir o controle sobre as informações e postagens que partilhas , além de assegurar que ficas satisfeito com as informações que as pessoas podem ver sobre ti online.


Escolhe descobrir mais

Está ciente de como os teus dados estão a ser armazenados e usados pelos aplicativos no teu dispositivo. Verifica os termos e condições antes de te inscreveres num novo aplicativo e verifica se estás satisfeito com teus atuais direitos de acesso para cada aplicativo. Lembra-te que podes alterá-las a qualquer momento, acessando as configurações do teu dispositivo ou do próprio aplicativo, e muitos serviços continuarão funcionando, mesmo se optares por não conceder todos os direitos de acesso solicitados.


  Escolhe falar sobre o assunto

Se não tiveres a certeza do que fazer ou como responder a algo que acontece online, fala com alguém sobre isso. Pode ser um amigo próximo, pai, professor ou até mesmo uma linha de ajuda como, por exemplo, a Linha Internet Segura (800 21 90 90)

UK Safer Internet Centre (a tradução é da nossa responsabilidade, BE)


                                                                          📁🔒Fevereiro - Mês da Internet + Segura


Sem comentários: