quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Rede Internacional de Mulheres Filósofas

 

Com o patrocínio da UNESCO


A ideia surgiu inicialmente de uma constatação: na implementação das diferentes atividades relacionadas com o Programa de Filosofia da UNESCO, as mulheres filósofas pareciam estar sub-representadas nas principais reuniões de filosofia. A preocupação com isso também foi expressa por muitas filósofas bem conhecidas que, em conjunto com a UNESCO, desejavam remediar esta situação. Essas mulheres filósofas estavam por trás da iniciativa para a criação desta Rede e, em virtude disso, geraram uma nova dinâmica que promovia o diálogo entre filósofos e filosofias em todo o mundo.

Esta presença muito limitada de mulheres filósofas não é de modo algum um reflexo da falta de interesse da sua parte, mas é reveladora. Muitas mulheres filósofas em todas as partes do mundo estão a trabalhar arduamente, a escrever e a pensar. A ideia é, portanto, oferecer-lhes este fórum para se expressarem, para fazer ouvir as suas vozes e conhecer seu trabalho. 

Essa ideia amadureceu e a Rede Internacional de Mulheres Filósofas acabaria por ser criada no contexto da implementação pela UNESCO da Estratégia Introspectiva de Filosofia, aprovada em 2005 pelo Conselho Executivo da Organização durante a sua 171ª sessão.

A rede visa:
  • Fortalecer trocas e solidariedade entre as mulheres filósofas das diferentes regiões do mundo.
  • Ajudar a quebrar o isolamento , nomeadamente criando laços, por exemplo através de um sistema de tutoria, de filósofos, estudantes e professores de filosofia, pesquisadores e equipas de pesquisa que necessitam de apoio.
  • Facilitar a divulgação do trabalho e a circulação das publicações de mulheres filósofas em todo o mundo.
  • Apoiar a participação ativa das filósofas em vários colóquios de filosofia, simpósios, seminários, congressos e conferências em todo o mundo.
  • Promover a cooperação com outras redes, como redes de pesquisa, universidades, centros de pesquisa, instituições filosóficas especializadas, ONGs, etc.

Esta Rede deve servir como uma plataforma em todos os níveis: nacional, regional e mundial.


🔼🔽🔼🔽🔼🔽🔼🔽🔼🔽🔼🔽🔼🔽🔼🔽🔼🔽🔼


Publicações UNESCO: Women Philosophers' Jounal



(edição em francês)











Sem comentários: