sábado, 4 de novembro de 2017

Imagens contra a corrupção 2017-2018





Sabendo-se que as intervenções na área da prevenção ganham maior eficácia quando iniciadas junto da população mais jovem e considerando a experiência recolhida nos últimos cinco anos de trabalho com as escolas dos ensinos básico e secundário, o Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC), em colaboração com o Plano Nacional de Leitura2027 (PNL2027) e com o apoio de diversos parceiros, lança a 6ª edição do Concurso Imagens Contra a Corrupção. Pretende-se desafiar os alunos a abordarem de forma crítica o sentido de situações presentes em textos diversos (romances, banda desenhada, textos informativos ou outros), que despertem o interesse dos jovens e onde se identifiquem infrações ou casos de corrupção. Os alunos, motivados por estas descobertas, devem refletir em conjunto com os seus professores a importância dos valores de ética e de cidadania, bem como o reflexo destes na prática quotidiana de todos nós. (excerto do Regulamento do Concurso)


Está oficialmente lançado um novo desafio às escolas do continente e das regiões autónomas para discussão do tema prevenção da corrupção, durante o ano letivo 2017/18.

O projeto Imagens Contra a Corrupção, desenvolvido pelo Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC), em parceria com o Plano Nacional de Leitura (PNL2027), a Escola Superior de Comunicação Social, a Fundação INATEL, o Visionarium, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Centro de Arte e Comunicação Visual – ARCO, entra na sua 6ª edição e apresenta algumas novidades.


Objetivos nucleares deste projeto são os seguintes:
  • criar, na comunidade escolar, espaços de reflexão sobre questões relacionadas com a corrupção, a ética e a cidadania;
  • promover leituras e explorar textos de interesse para os alunos, no âmbito de temáticas relacionadas com o tema do concurso;
  • estimular a imaginação, a criatividade e o espírito crítico dos alunos;
  • levar os jovens a explorarem um conjunto articulado de saberes, da língua portuguesa às tecnologias e às artes, envolvendo-os com novas literacias.

Agora, as escolas (turmas ou grupos de alunos) podem criar os seus trabalhos a partir de diferentes soluções - desde o cartaz à banda desenhada ou aos produtos realizados com base nas artes plásticas -, mas sem nunca esquecer que se trata de produzir mensagens criativas e eficazes contra a corrupção. 

Modalidades de apresentação:

  • 3º ciclo – vídeo de curta duração (máximo 1 minuto e meio/90 segundos); 
  • ensino secundário – cartaz.

Calendarização:
  • Até 24 de novembro de 2017 – inscrição / preenchimento de formulário online, no sítio do CPC; 
  • Até 29 de março de 2018 - apresentação dos trabalhos / preenchimento de formulário online, no sítio do CPC; 
  • Até 30 de abril de 2018 - divulgação dos resultados; 
  • Até final de maio de 2018 - entrega de prémios em evento público a anunciar pelo CPC.

Está tudo explicado no regulamento que não devem deixar de ler.

Para ajudar o processo criativo, o CPC apresenta algumas sugestões de atividades para o 3º Ciclo e o Ensino Secundário, um caderno de apoio ao professor e um glossário sobre o tema:



 http://www.cpc.tcontas.pt/projetos/4_3ciclo.pdf    http://www.cpc.tcontas.pt/projetos/5_secundario.pdf
  3º Ciclo                            Ensino Secundário
   
  http://www.cpc.tcontas.pt/projetos/1_caderno_apoio.pdf     http://www.cpc.tcontas.pt/projetos/2_glossario.pdf
Caderno de apoio ao Professor       Glossário sobre o tema




A qualidade dos trabalhos premiados ou distinguidos em anos anteriores pode constituir um fator adicional de motivação à participação da nossa escola neste concurso. 

Deixamos aqui os links de alguns desses trabalhos:



Aceder ao Formulário de Inscrição AQUI


Sem comentários: