segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Concurso Media@ção






O concurso Media@ção é uma iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e pela Secretaria Geral da Presidência de Conselho de Ministros (SGPCM) em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO (CNU), a Direção-Geral da Educação (DGE), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a Fundação PT (FPT) e o Plano Nacional de Leitura (PNL).


Objetivo do concurso: contribuir para fomentar na comunidade educativa, particularmente nos alunos, o uso crítico, responsável e criativo dos media, bem como o exercício da liberdade de expressão.

No termo media estão compreendidos quer os meios de comunicação social tradicionais – imprensa escrita, rádio, televisão e cinema – quer os novos meios de comunicação que se desenvolveram com as TIC, como sejam sítios e páginas da Internet, redes sociais e outras plataformas e ferramentas de comunicação digital e interativa.


Candidaturas: Não existe limitação do número de trabalhos a apresentar por cada escola/agrupamento. A cada candidatura tem de estar associado um professor como orientador e supervisor do trabalho.



Trabalhos a concurso
Para o 3.º ciclo do ensino básico e secundário o tema é “Como lidar com as notícias falsas (fake news)”. 

Os trabalhos a apresentar podem ser individuais ou de grupo (máximo de 3 alunos) e devem:
  • ter caráter narrativo, podendo ser apresentados sob a forma de vídeo, podcast ou spot publicitário;
  • incluir uma ficha técnica onde estejam explicitados os seguintes dados: título do trabalho, nome e ano do(s) aluno(s), nome do professor orientador, identificação da escola, ano de edição, e outras informações consideradas pertinentes;
  • ter a duração máxima de 3 minutos, incluindo título, identificação de fontes e ficha técnica;
  • ser apresentados em formato AAC, AVI, FLAC, FLV, MOV, MP3, MP4, MPEG2, MPEG4,WMA, WMV.

Critérios de apreciação dos trabalhos :
  • Criatividade;
  • Pertinência e adequação dos conteúdos;
  • Clareza e correção da expressão;
  • Qualidade técnica;
  • Adequação das imagens e, ou, sons;
  • Identificação das fontes usadas.

Em caso de empate na votação, será dada preferência aos trabalhos que integrem funcionalidades de acessibilidade, como interpretação em língua gestual portuguesa, legendagem para surdos e, ou, áudio descrição.


Prémios

Os alunos autores dos trabalhos premiados receberão, individualmente, uma câmara de filmar 360º ou um cheque prenda, de montante equivalente, utilizável numa cadeia de lojas de eletrónica de consumo a escolher pelo júri do concurso.
O professor orientador de cada trabalho vencedor receberá um conjunto de publicações e um prémio em tecnologia a definir pelo júri.


Prazos

A participação é feita através do envio dos trabalhos candidatos para media@mail-rbe.org até 23 de março de 2018, sugerindo-se que a participação de cada Escola/ Agrupamento e o referido envio sejam coordenados pelo professor bibliotecário.

A comunicação dos resultados do concurso será feita no decurso da Operação 7 Dias com os Media 2018 (de 3 a 9 de maio), nos portais e redes sociais das entidades promotoras.

Direitos de utilização e consentimento de divulgação:

A divulgação, quer dos trabalhos vencedores, quer de outros trabalhos a concurso, fica dependente de consentimento expresso e explícito a prestar nos termos do modelo anexo ao presente regulamento.


O regulamento do Concurso Medi@ação pode ser consultado AQUI.




Sem comentários: