segunda-feira, 26 de junho de 2017

Prémio Nacional de Ilustração 2017


atribuído a Fátima Afonso



1º Prémio: Fátima Afonso


"O Prémio Nacional de Ilustração distinguiu Fátima Afonso com o livro ‘Sonho com Asas’. Foram, ainda, atribuídas duas menções honrosas a Catarina Sobral, pela ilustração do livro ‘Tão, tão Grande’ (Orfeu Negro), a Tiago Albuquerque e a Nádia Albuquerque, pelo livro ‘Sou o Lince-Ibérico’ (Imprensa Nacional-Casa da Moeda).



Menção honrosa: Catarina Sobral


Menção honrosa: 
Tiago Albuquerque e a Nádia Albuquerque


O Prémio Nacional de ilustração, criado em 1996, é atribuído pela DGLAB e visa promover o reconhecimento da ilustração original e de qualidade nos livros para crianças e jovens.

Sonho com Asas’, nomeado SPA/RTP como um dos três melhores livros infantojuvenis 2016, da autoria de Teresa Marques com ilustrações de Fátima Afonso, editado pela Kalandraka, contém, segundo o júri, imagens de “enorme valor poético e carga metafórica”.

Fátima Afonso dedica-se, há 17 anos, à ilustração de livros para crianças e conta com mais de 20 livros publicados. Representou Portugal na Feira do Livro Infantil de Bolonha e venceu com o ‘Sonho com Asas’ o 2º prémio do Prémio Internacional Compostela de Álbuns Ilustrados." 



Sem comentários: