quarta-feira, 22 de março de 2017

Calderón de la Barca: Leituras do lugar do homem no mundo



 Vida é um sonho e O Grande Teatro do Mundo - textos de Calderón de la Barca






By Unknown - [3], Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2651988





Explicação alegórica do lugar do homem no mundo, segundo a doutrina da Igreja católica



O Grande Teatro do Mundo  (Auto Sacramental) - 1634


N'O Grande Teatro do Mundo há um Autor (Deus) que escreve o jogo real que é o mundo; aos humanos são dadas características de acordo com a vontade do Autor: o Rei que tem o poder, o pobre que sofre, os ricos que desfrutam muito da sua estadia no Jogo, etc., etc. Essas personagens estão apenas a desempenhar os seus papéis neste "Jogo" que é o mundo e que não passa de um teste. Aqueles que desempenharem bem as suas personagens serão recompensados pelo Autor no final do (breve, curto e rápido) Jogo, enquanto que aqueles que fazem um mau desempenho irão receber a sua justa punição.

O Jogo é uma descrição da doutrina da Igreja Católica: os seres humanos estão na terra apenas para um teste rápido e breve; a existência real (e eterna) é aquela que começa após a morte. 


A Vida é um Sonho (1636).

Calderón usa novamente este conceito doutrinário e filosófico da existência humana no mundo na sua obra mais famosa, A Vida é um Sonho.

A peça é uma alegoria filosófica sobre a situação humana e o mistério da vida. Foi descrita como "o exemplo supremo do drama espanhol da Idade de Ouro". A história centra-se na personagem ficcional Segismundo, príncipe da Polónia, que foi aprisionado numa torre por seu pai, o rei Basílio, para evitar que uma profecia terrível se cumprisse: a de que o príncipe iria trazer desastres para o país e morte para o rei. Basílio liberta Segismundo por um breve espaço de tempo, mas quando o príncipe se enfurece o rei aprisiona-o novamente, persuadindo-o que tudo não passava de um sonho. 

O tema central da peça é o conflito entre o livre-arbítrio e o destino. Continua a ser uma das obras mais conhecidas e estudadas de Calderón. Outros temas presentes: sonho versus realidade e o conflito entre pai e filho. 

A peça foi adaptada `por outros trabalhos de palco, pelo cinema e pela narrativa romanesca.



¿Qué es la vida? Un frenesí.
¿Qué es la vida? Una ilusión,
una sombra, una ficción,
y el mayor bien es pequeño.
¡Que toda la vida es sueño,
y los sueños, sueños son!


[Fala de Segismundo]


Teatro Nacional S. João no Porto. Espectáculo da Companhia João Garcia Miguel


Os conceitos filosóficos e as doutrina católica que Calderón de la Barca retrata n' O Grande Teatro do Mundo e n'A Vida é um Sonho têm uma conexão remota e indireta com alguns filmes modernos populares como The Matrix e Inception.




Sem comentários: