quarta-feira, 17 de junho de 2015

Livros & Leituras: A terceira miséria, de Hélia Correia

 
 
 
Ler+ na Camilo: 
 
 
Com A terceira miséria, Hélia Correia recebeu o Prémio Literário Correntes d’Escritas/Casino da Póvoa.
 
 


 Na poesia, tem uma vasta colaboração em antologias e jornais e publicou obras como A Pequena Morte/Esse Eterno Canto (em díptico com Jaime Rocha, o marido) e Apodera-te de Mim, e na Relógio D'Água edita ainda A Terceira Miséria.                    
 
 
 


 
 
 
Autor: Hélia Correia
Título: A terceira miséria
Editor: Relógio D' Água
Data de edição /impressão: 2012
Nº de Páginas: 40
ISBN: 9789896412814
 
 
 
 
Sinopse

O regresso de Hélia Correia à poesia é um regresso à memória e aos clássicos. É isso que explica o título deste longo poema dividido em 32 secções: «A terceira miséria é esta, a de hoje. / A de quem já não ouve nem pergunta. / A de quem não recorda».



Críticas de imprensa

«O regresso de Hélia Correia à poesia é um regresso à memória e aos clássicos. É isso que explica o título deste longo poema dividido em 32 secções: “A terceira miséria é esta, a de hoje. / A de quem já não ouve nem pergunta. / A de quem não recorda”. [A] paixão pela Grécia, desde há muito presente na obra de Hélia Correia, desagua agora neste livro de poesia, onde a Grécia clássica surge como farol e como impossibilidade: «Para onde olharemos? Para quem? / Certo é que Atenas se mantém oculta / E de algum modo intacta, por debaixo / Do alcatrão, do ferro retorcido. / Certo é que nunca ressuscitará / Visto que nada ressuscita.”».

 Carlos Vaz Marques, TSF

 
 
 Poetisa e dramaturga, foi enquanto ficcionista que Hélia Correia se revelou como um dos nomes mais importantes e originais surgidos durante a década de oitenta, ao publicar, em 1981, O Separar das Águas.
 
A sua escrita para teatro tem privilegiado os clássicos gregos.
 
É também autora de obras infanto-juvenis, com a coleção Mopsos, O Pequeno Grego e o recente volume A Chegada de Twainy, além das suas versões de Shakespeare.
 
 

Sem comentários: