segunda-feira, 25 de março de 2024

Dia dos autores europeus

 

Eventos de leitura na escola / biblioteca

 

Várias figuras da literatura em miniatura sobre um livro com as estrelas da UE 

  

O Dia dos Autores Europeus celebra a literatura europeia e incentiva o interesse pela leitura, inspira as gerações mais jovens a explorar a riqueza da literatura europeia e promove também a diversidade linguística na Europa.

Lançado em 2023, esta é a segunda vez que a ES Camilo Castelo Branco participa no evento, promovendo eventos de leitura na escola/ biblioteca.  

 


 
Apresentação do livro Três filhas de Eva, de Elif Shafak, por Ana Teresa Cerqueira do 11ºC.

👉 Elif Shafak multipremiada e aclamada pela crítica, a autora turco-britânica conta já com 19 livros publicados, entre os quais 12 romances, onde se inclui A Ilha das Árvores Desaparecidas, finalista do Prémio Costa para Romance. 
Os seus livros, muitos deles bestsellers, estão traduzidos em 55 línguas. 
 
 
 
 
  
J. C. Barros partilha a leitura do seu poema "Maria vai com todas"
 
👉 José Carlos Barros, nascido em 1963, em Boticas, é um escritor da subtileza, do espelho, do pulso e do nervo da saudade, do prazer, da melancolia, da árvore e do ser rural, do tempo que nos forma e nos fere. Taludes Instáveis é a sua décima coleção de poemas, tendo também publicado três romances - As Pessoas Invisíveis, prémio Leya 2021, Um amigo no Inverno, finalista do Prémio Leya 2012, e O Prazer e o Tédio, que deu origem a um filme com o mesmo título, realizado por André Graça Gomes. 
 
 




Leituras partilhadas:alunos, professores, familiares do escritor MVC e Comunidade

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
👉 Manuel Vaz de Carvalho (1921-2011) era um só e o mesmo em qualquer cenário. Rei sem trono, "príncipe", identificou-se com o reino do Alvão. Comoveu-o a mísera condição dos homens que, por infortúnio ou ignorada ventura, o habitam. Em sua defesa, afrontou os Deuses com alegações destemidas e acutilantes: por que razão, por que direito, por que justiça se guiaram as divindades? No repasso, cantou, ao lado do seu povo, a intimidade com os grandes astros e os feitos das grandes batalhas passadas. Em momento algum é outro, que não este soberano. [Juiz Dr. Artur Oliveira] 
 

Sem comentários: