#EndChildLabour
Quase uma em cada dez crianças em todo o mundo está em trabalho infantil. O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil (lançado em 2002) visa aumentar a consciencialização e o ativismo para prevenir o trabalho infantil.
Cartoon de @mahnazyazdani
Tema de 2022: "Proteção Social Universal para acabar com o trabalho infantil"
O tema do dia mundial de 2022 apela a um maior investimento em sistemas e esquemas de proteção social para estabelecer pisos sólidos de proteção social e proteger as crianças do trabalho infantil.
Embora tenha havido um progresso significativo na redução do trabalho infantil nas últimas duas décadas, o progresso diminuiu ao longo do tempo e até parou durante o período 2016-2020. Hoje, 160 milhões de crianças ainda estão envolvidas no trabalho infantil – algumas com apenas 5 anos.
Os sistemas governamentais de proteção social são essenciais para combater a pobreza e a vulnerabilidade e erradicar e prevenir o trabalho infantil. A proteção social é um direito humano e uma poderosa ferramenta política para evitar que as famílias recorram ao trabalho infantil em tempos de crise. No entanto, a partir de 2020 e antes da crise do COVID-19, apenas 46,9% da população global estava efetivamente coberta por pelo menos um benefício de proteção social, enquanto os 53,1% restantes – até 4,1 bilhões de pessoas – foram deixados totalmente desprotegido. A cobertura para crianças é ainda menor. Quase três quartos das crianças, 1,5 bilhão, careciam de proteção social.
O progresso significativo para acabar com o trabalho infantil exige um maior investimento em sistemas de proteção social universal, como parte de uma abordagem integrada e abrangente para enfrentar o problema.
Fonte: ONU
A educação desempenha um papel importante ao fornecer às crianças habilidades para a vida e oportunidades futuras de trabalho. As crianças que estão na escola são menos propensas a serem vítimas de trabalho infantil. Organização Internacional do Trabalho
Flyer da campanha
Vídeo da campanha
Dê a sua voz ao movimento mundial contra o trabalho infantil.
Sem comentários:
Enviar um comentário