terça-feira, 17 de maio de 2022

10 Minutos a ler & escrever

 

9ºE











Ontem, dia 16 de maio, os alunos do 9º E estiveram na Biblioteca, na aula de Português, com a Dr. Isilda Reigoto, para mais uma sessão do 10 Minutos a Ler.

Desta vez, foi-lhes proposto que realizassem uma atividade de escrita inspirada nos "Cadavre Exquis" surrealistas. De acordo com a Wikipedia,


Cadáver esquisito é um jogo coletivo surrealista inventado por volta de 1925, em França.

No início do século XX, o movimento surrealista francês inaugurou o método do que ficou conhecido em português como cadáver esquisito (do francês cadavre exquis, i.e., cadáver delicioso) que subvertia o discurso literário convencional. O cadáver esquisito tinha como propósito colocar na mesma frase palavras inusitadas a utilizar na seguinte estrutura frásica: artigo, substantivo, adjetivo e verbo. Outra curiosidade a respeito do método é que agrega mais de um autor. Cada um deles intervém da maneira que desejar, porém, dobrando o papel para que os demais colaboradores não tenham conhecimento do que foi escrito.

Adaptando-se esta ideia, partiu-se de uma folha de papel onde cada aluno escreveu uma frase, dobrou o papel para ninguém poder ler o que acabou de escrever. De seguida, escreveu a última palavra da sua frase e passou a folha ao aluno seguinte, que deveria iniciar a sua frase com a palavra deixada visível pelo aluno anterior e repetir as restantes instruções. Este procedimento foi seguido por todos os alunos da Turma.

O resultado foi o seguinte:


Viva o Sporting
Sporting é lixo
Lixo é o campeonato português
Português é lindo
Lindo é a Rússia
Rússia é liderada pelo Putin
Putin está a comandar um exército contra um país
País em Portugal
Portugal é pequeno
Pequeno é o Sol
Sol é uma estrela
Estrela com chocapics leva-te à loucura!






















Os resultados obtidos (produziram-se mais textos coletivos por solicitação dos alunos) foram discutidos por todo o grupo. 


💎💎💎💎

O cadavre exquis também pode ser feito com desenho, como se pode ver no vídeo produzido pelo Serviço Educativo da Fundação Cupertino Miranda que aqui partilhamos:






Sem comentários: