sexta-feira, 6 de maio de 2022

Palestra: O crime e o ADN nas notícias

 

Semana 7 Dias com os Media


















 
Nota biográfica

Filipe Santos é doutorado em Sociologia e membro da linha temática Risco(s), ecologias, saúde. 
Os seus interesses de pesquisa focam as interseções entre a justiça criminal e a ciência forense, privilegiando abordagens teóricas dos estudos da ciência, tecnologia e sociedade. 
As suas publicações mais recentes incluem os livros "Do Meia Culpa a Madeleine McCann. Casos mediáticos e genética forense em Portugal" (2021) e "Da cena de crime ao tribunal. Trajetórias e culturas forenses" (2020), e o artigo "The social life of forensic evidence and the epistemic sub-cultures in an inquisitorial justice system: Analysis of Saltão case" (2019). 
O seu projeto atual (CLINIC) incide sobre o cumprimentos de medidas de segurança por indivíduos considerados inimputáveis.























A partir de cinco casos criminais ocorridos ao longo de uma década em Portugal, Filipe Santos analisa o uso e o contributo da tecnologia de ADN no desenlace da investigação criminal. 

Pensada como ferramenta útil para estudantes e profissionais forenses, esta obra poderá igualmente captar a atenção dos cidadãos interessados nas lógicas operacionais dos média, da justiça e da investigação criminal.





Sem comentários: