domingo, 24 de março de 2019

Para além de Curie


Exposição: Mulheres na Ciência

Está patente na área de exposições da Biblioteca, até 19 de abril, uma exposição de cartazes sobre as mulheres na ciência.


Todos nós conhecemos Marie Curie.

Nascida Maria Sklodowska, Marie Curie foi uma cientista polaca naturalizada francesa que fez pesquisas pioneiras sobre radioatividade. Foi a primeira mulher a ganhar duas vezes o Prémio Nobel, e a única pessoa a conquistá-lo em duas ciências diferentes.

Ela foi (é) uma lenda, uma das maiores cientistas que já viveram.

Muitas vezes, Marie Curie é onde a conversa começa e termina quando se trata de mulheres na ciência. Mas a verdade é que existem numerosas mulheres cientistas, matemáticas, engenheiras... que fizeram avanços incríveis nos seus campos de atuação e que nunca conquistaram o reconhecimento que merecem.

Beyond Curie / Para além de Curie é uma celebração de 40 dessas mulheres “badass” (destemidas, poderosas), das quais 16 são vencedoras do Prémio Nobel de Física, Química e Medicina / Fisiologia. Apesar de todo o progresso feito, a Ciência, a Matemática e a Engenharia ainda são muitas vezes tendenciosas em relação às mulheres. Cada uma das figuras de Beyond Curie superou as probabilidades incríveis e enfrentou inúmeros desafios durante décadas na busca de conhecimento, compreensão e impacto. Nós devemos-lhes o nosso respeito. Ao visitar esta exposição, comprometa-se a pesquisar mais sobre essas heroínas, porque as suas histórias vão extremamente apelativas.

Desenvolvido pela diretora criativa e estratega de design Amanda Phingbodhipakkiya, o projeto .Beyond Curie foi destaque na Fast Company, na Smithsonian Magazine, na Glamour, na Nautilus e numa parceria com a March for Science que disponibilizou gratuitamente um conjunto de pósteres de edição limitada com essas mulheres incríveis.

Assista ao TEDTalks onde Amanda fala sobre projeto Beyond Curie e sobre o modo como o design pode tornar a ciência acessível a todos nós.









Sem comentários: