terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Encontro com Mª João Lopo de Carvalho


Ensino Secundário | 10:05
Ensino Básico (9º ano) | 11:45




Encontro com autores: Maria João Lopo de Carvalho 


Na passada segunda-feira, os alunos do 10º H, 11º B, 11º H e 11º J estiveram no auditório 1, no 1º Encontro com autores deste ano letivo. 

Após ter ouvido a leitura de extratos do seu último livro, "Até que o amor me mate - as mulheres de Camões", a escritora Maria João Lopo de Carvalho falou sobre a pesquisa para o romance e as personagens (historicidade e verosimilhança). Na parte final da sessão, tivemos uma excelente surpresa: a autora partilhou com todos nós as impressões de viagem e as fotografias da sua revisitação do percurso de Vasco da Gama e de Camões (Cabo da Boa Esperança, ilha de Moçambique, Mombaça, Melinde - Quénia, Ormuz, Mascate, Diu, Cochim, Taprobana - Sri Lanka, Malaka, Ilhas Molucas).

Às 11:45 foi a vez dos alunos do 9º A e do 9º C que certamente não vão esquecer o roteiro do Gama, aquando da sua primeira viagem à Índia, nem Luís de Camões (o homem, o poeta - lírico e épico -, a época). 
Excelente comunicadora e com sentido de humor, Maria João Lopo de Carvalho proporcionou, a todos nós, um memorável encontro... com o mundo dos textos e os textos do mundo!
A atividade foi dinamizada pela Biblioteca escolar e contou com a colaboração dos professores Adelaide Jordão, António Pires, Fátima Barros, Elisabete Pardal, Elza Pinto, Isabel e João Pinto que cederam o espaços das suas aulas e acompanharam os alunos durante a atividade.  

Sem comentários: