sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Dia Mundial da Língua Romani


5 de novembro



Bandeira do povo romani



Todos os anos, em 5 de novembro, o povo romani da Europa celebra o Dia Internacional da Língua Romani, uma língua preservada e transmitida de geração em geração durante os séculos, principalmente na forma oral. 

O romani ou români (rromani ćhib) é o idioma dos Rom e dos Sintos, povos nómadas geralmente conhecidos pela designação de ciganos. Pertence ao ramo indo-ariano proveniente do grupo linguístico indo-europeu. Não deve ser confundido com o romeno e o romanche, que são línguas latinas.

No primeiro Congresso Romani, em 1971, esta língua foi oficialmente reconhecidacomo a língua do povo romani na Europa. Isto levou à sua inclusão em vários regulamentos internacionais, incluindo a Carta Europeia do Conselho da Europa para as Línguas Regionais e Minoritárias. 

Como resultado dos esforços consistentes dos intelectuais ciganos, o Romani é hoje incluído no currículo de ensino em vários países europeus. Esta inclusão é uma forma de lembrar o património cultural comum entre as diversas comunidades ciganas na Europa. 

O Conselho da Europa apoia o reconhecimento da Língua Romani a nível europeu, bem como a sua promoção nos sistemas educativos, o uso da fala e da escrita, na vida pública e vida privada.

Consultar informação sobre o trabalho do Conselho da Europa no âmbito da língua romani AQUI.


Sem comentários: