sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Dia Mundial de Consciencialização sobre o Tsunami


5 de novembro





Os tsunamis são raros. Mas podem ser extremamente mortíferos. Nos últimos 100 anos, mais de 260.000 pessoas morreram em 58 tsunamis. Com uma média de 4.600 mortes por desastre, superaram qualquer outro risco natural.

No entanto, um impacto tão forte não é inevitável. Os sistemas de alerta precoce podem salvar vidas. Igualmente importante é a comunidade e o entendimento individual sobre como e para onde fugir antes que as ondas gigantes cheguem. 

Os tsunamis não conhecem fronteiras, tornando a cooperação internacional a chave para uma consciência política e pública mais profunda das medidas de redução de riscos. Como resultado, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou 5 de novembro como Dia Mundial de Consciencialização sobre o Tsunami, com a primeira edição a ser realizada em 2016.

A data de 5 de novembro foi escolhida em homenagem a uma história verdadeira passada no Japão: "Inamura-no-hi", que significa "queimar as polias de arroz". Durante um terremoto, em 1854, um líder local viu a maré recuar, um sinal de um iminente tsunami. Então ateou fogo aos feixes deixados do seu arroz colhido para advertir os aldeões, que fugiram para um terreno alto. No rescaldo, ajudou a sua comunidade a reconstruir melhor para resistir a choques futuros, construindo um aterro e plantando árvores para funcionarem como um amortecedor de tsunami.








Glossário sobre Tsunamis



Sem comentários: