sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Dia Internacional da Juventude


12 de agosto







Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO


Os jovens não são apenas o nosso futuro – eles são o nosso presente. O nosso planeta nunca foi tão jovem, com 1,8 bilhão de jovens de ambos os sexos. Eles formam a geração mais conectada, mais sincera e mais aberta a outras opiniões que o mundo já viu. Eles são poderosos agentes de mudanças positivas, essenciais para o avanço da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Não é suficiente termos esperança por um futuro melhor – nós devemos agir agora. As mudanças estão em andamento, e milhões de cidadãos já estão a transformar as formas como nós produzimos, consumimos, nos comportamos e nos comunicamos. Jovens como Lauren Singer, a nossa defensora do consumo sustentável#YouthofUNESCO, mostram-nos o caminho para um estilo de vida sem desperdício, depositando todo o seu lixo produzido ao longo dos últimos quatro anos numa pequena jarra! Essa é uma inspiração para a comemoração deste ano – A Estrada para 2030: Erradicar a Pobreza e Alcançar a Produção e o Consumo Sustentáveis.

Existem inúmeras iniciativas como essa, e todas dão forma a um novo humanismo, a novos meios de solidariedade e cidadania para combater a pobreza, a marginalização e o desespero.

O facto de termos otimismo e confiança não significa que subestimamos os desafios futuros. Hoje, muitos jovens vivem em países menos desenvolvidos e carregam os pesados fardos dos conflitos e da pobreza. Não pode haver desenvolvimento sustentável se os jovens permanecerem à margem, e eu chamo todos os Estados-membros e parceiros da UNESCO a apoiar as suas iniciativas, a dar-lhes voz e a deixá-las crescer para, juntos, darmos forma à dignidade futura que estamos a construir hoje.


Photo credit: http://www.unesco.org/new/en/unesco/events/prizes-and-celebrations/celebrations/international-days/international-youth-day/



Sem comentários: