segunda-feira, 14 de março de 2016

Palestra: Literatura e cinema, por Anabela Oliveira






A abertura oficial da Semana da Leitura´16 da nossa escola é feita com a palestra Literatura e Cinema, proferida  pela Professora Anabela Oliveira, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). 

Doutorada em Literatura Comparada, a Professora Anabela Oliveira orienta a sua pesquisa científica no âmbito dos estudos interartes, nomeadamente das relações dialógicas entre literatura e cinema. 


Tem sido regente de disciplinas como Som, Imagem e Narrativa Audiovisual, Cinema e Documentário, Estética e Análise Audiovisual, Técnicas de Interpretação em Cinema e Televisão, Olhares Literários do Século XXI, Cinema Português, Literatura e Outras Artes, Estudos Interartes, Cinema e Pintura, Análise do Discurso e da Imagem, Cinema e Documentário.



Publicações:

Publicou 35 artigos em revistas especializadas e 12 trabalhos em atas de eventos, possui 53 capítulos de livros e 8 livros publicados, dos quais destacamos:

 - Entre Vozes e Imagens – a presença das imagens cinematográficas nas múltiplas vozes do romance português (anos 70-90). in Edições Pena Perfeita, 2007. (ISBN:978-972-8925-46-8).

 - Dicionário de Metalinguagens da Didática. in co-autoria, Porto Editora, 2000. (ISBN: 978-972-0-05272-8).


Possui 36 itens de produção técnica. Participou em vários eventos no país e no estrangeiro. Nas suas atividades profissionais interagiu com vários colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

É responsável pelo Festival/Organização do RIOS – Festival Internacional de Cinema Documental e Transmedia e tem participado em programas de rádio e televisão.



Sem comentários: