quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Histórias e lendas de Macau e da China

 

 
 
 
 
 
A Lenda da Deusa A-Má
 
Há muitos, muitos anos, uma jovem, oriunda do Fujian, resolveu embarcar como passageira num junco, a fim de visitar alguns dos seus parentes que viviam nas costas do Guangdong. Como não tinha dinheiro, corria de barco em barco pedindo que a levassem gratuitamente, oferecendo em troca as suas valiosas preces durante toda a viagem. Mas ninguém estava disposto a deixá-la seguir viagem. A jovem já estava desanimada, mas depois de muito andar lá conseguiu que um pobre barqueiro aceitasse levá-la ao seu destino.
 
A meio da viagem levantou-se um grande temporal. O céu encheu-se de nuvens negras e o vento, a pouco e pouco, foi aumentando de intensidade e a chuva começou a cair. Todos os barcos que tinham partido naquele dia naufragaram, exceto o junco que transportava a jovem. Ela tomou conta do leme e conduziu a embarcação até ao porto que se conhece hoje com o nome de Macau.
 
Ao chegarem a terra, desembarcou e dirigiu-se ao cimo de uma colina para rezar, subiu a colina e desapareceu por entre as nuvens. O patrão do junco e os outros passageiros queriam agradecer-lhe, mas... a jovem já tinha desaparecido.
 
Nunca mais ninguém a viu, mas reapareceu como deusa no lugar em que os pescadores levantaram um pequeno templo em sua memória: o templo de A-Má, deusa dos pescadores.
 
Conta-se que o nome "Macau" tem origem na lenda da deusa A-Má. Diz-se que quando os portugueses aqui chegaram perguntaram o nome desta região e que os pescadores terão dito: A-Ma Gau (porto ou baia de A-Má).
 
 
 
 
Templo de A-Má, em Macau.
(monumento integrado no Centro Histórico de Macau, Património Mundial da Humanidade)
 
       
 
Versão animada da lenda:  
 



Ver e ouvir mais lendas na Biblioteca Digital da Fundação Jorge Álvares (http://www.fundacaojorgealvares-bibliotecadigital.com/historia-tradicoes-macau-china/historias-lendas/)


 

Sem comentários: