#RBE #rededebibliotecasescolarescasescolares #alermaisemelhor
Para formar leitores competentes, é fundamental trabalhar em três pilares - quantidade, qualidade e diversidade das leituras! -, de forma sistemática (envolvendo todas as disciplinas/áreas disciplinares) e em articulação com a Biblioteca escolar.
Quantidade: Incentivar os alunos a lerem mais é o primeiro passo. A prática frequente melhora a fluência, alarga o vocabulário e torna a leitura uma ferramenta natural para aprender. Promover iniciativas frequentes de aproximação dos alunos aos livros é uma boa estratégia! Mais é mais!
Qualidade: Garantir que o acervo da biblioteca inclui bons textos é imprescindível. Impulsionar o contacto com obras bem escritas e desafiantes ajuda os alunos a desenvolverem o pensamento crítico e a compreenderem textos mais complexos. Desafio é mais!
Diversidade: Enriquecer o repertório cultural dos alunos é essencial: mais géneros, mais autores, mais culturas, mais pontos de vista! Favorecer a familiaridade com textos de géneros variados e de diferentes culturas e épocas desperta a curiosidade e promove uma visão mais ampla e inclusiva do mundo. Variedade é mais!
Ao trabalharem estes três pilares, as bibliotecas tornam-se espaços de formação de leitores críticos e cidadãos conscientes e livres!
Para a concretização do programa aLer mais e melhor, é fundamental que as intervenções pedagógicas a implementar sejam sistemáticas!
Fonte: Blogue da Rede de Bibliotecas Escolares
Sem comentários:
Enviar um comentário