8 de setembro
"Os benefícios da educação multilingue são bem documentados e evidenciados por pesquisas. Quando as crianças recebem educação na sua língua materna, a maior parte delas frequenta a escola, as meninas de áreas rurais permanecem na educação por mais tempo e todas as crianças adquirem melhores habilidades de pensamento. A educação multilingue também apoia o diálogo intercultural, a coesão social e a paz, pois a linguagem é um passaporte para a comunicação com os outros: ela liga-nos através de culturas; ela abre-nos a novas maneiras de perceber e interpretar o mundo; ela fortalece o entendimento dentro e entre os povos." - Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO
Este ano, o Dia Internacional da Literacia será celebrado sob o tema "Promover a educação multilingue: Literacia para a compreensão mútua e a paz ".
Há uma necessidade premente de aproveitar o potencial transformador da literacia para promover a compreensão mútua, a coesão social e a paz. No mundo de hoje, em que o multilinguismo é uma prática comum para muitos, capacitar as pessoas adotando uma abordagem multilingue baseada na primeira língua para o desenvolvimento da literacia e educação é particularmente eficaz pelos seus benefícios cognitivos, pedagógicos e socioeconómicos. Tal abordagem pode ajudar a promover a compreensão e o respeito mútuos, ao mesmo tempo que solidifica identidades comunitárias e histórias coletivas.
Sem comentários:
Enviar um comentário