sábado, 27 de outubro de 2018

Europa: Potência Mundial de Cultura



2018 Ano Europeu do Património Cultural
Palestra | 22 de outubro







No passado dia 22 de outubro, pelas 20:45, o coordenador do Centro de Informação Europeia Jacques DelorsDr. Carlos Ribeiro Medeiros, esteve no Auditório 1 da nossa escola para uma palestra em torno da Europa: Potência Mundial de Cultura. 

Organizado pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em articulação com a Biblioteca Escolar, este evento constituiu mais uma das iniciativas promovidas na / pela Escola Camilo Castelo Branco no âmbito da celebração de 2018 - Ano Europeu do Património Cultural.

A participação neste evento foi alargada à Comunidade local. 












Algumas notas biográficas sobre o palestrante

Carlos Ribeiro Medeiros é licenciado em Geografia e Planeamento Regional, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 

Tem uma Pós-graduação em Estudos Europeus, vertente económica, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, um Curso de Especialização em Gestão de Negócios Internacionais, pelo Instituto Português de Conjuntura Estratégica e um Curso de Especialização em Ciências da Informação e Documentação, pelo Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 

Em 2015/2016 iniciou o Doutoramento em Geografia e Planeamento Territorial na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

É coordenador da Unidade de Informação e Comunicação do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), integrado na Direcção-Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros, desde 2008. 

Entre 2003 e 2007 foi coordenador da Unidade de Informação do CIEJD e entre 1995 e 2002 foi coordenador das Teleinformações do Centro de Informação Jacques Delors. Foi responsável pela Linha Telefónica de informações sobre questões comunitárias no Secretariado Europa 1992 – Ministério dos Negócios Estrangeiros, entre 1991 e 1993. 

Tem proferido conferências, participado em vários seminários, colóquios e congressos e assegurado a docência de unidades curriculares em cursos de licenciatura e seminários de pós-graduação centrados em temáticas europeias. 

Entre 1990 e 2015 foi membro ativo do Team Europe, como especialista em Política Regional, tendo assegurado a Coordenação, em Portugal, entre 2013 e 2015, desta rede de especialistas em assuntos europeus. 

É Formador certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional desde 2001 e pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua desde 1998.

Participou na elaboração do Guia Expresso : Parlamento Europeu  (2004) e no  Guia Expresso da União Europeia (2003). Colaborou no Dicionário Portugal e a Europa – 65 Anos de História – 25 Anos de Adesão (2011). 



Sem comentários: