quinta-feira, 22 de março de 2018

Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos



O Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (World Water Development Report – WWDR2018) é publicado anualmente. Centrado em questões estratégicas sobre os recursos hídricos, oferece um quadro geral do estado dos recursos de água potável no mundo, visando fornecer a tomadores de decisão as ferramentas sustentáveis a serem utilizadas para a nossa água.

Por meio de uma série de avaliações, os Relatórios fornecem um mecanismo de monitorização das mudanças nos recursos e na sua gestão, além de acompanhar o progresso rumo ao alcance de metas, sobretudo as definidas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM, 2000-2015) e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS, 2016-2030). 


A edição de 2018 do Relatório tem como foco as soluções baseadas na natureza (SbN) ou, em inglês, nature-based solutions (NBS)

As SbN são inspiradas e apoiadas pela natureza e usam, ou simulam, processos naturais que contribuam para:
- aperfeiçoar a gestão da água;
- melhorar a segurança hídrica;
- oferecer cobenefícios vitais em todos os aspetos do desenvolvimento sustentável.

As soluções baseadas na natureza são fundamentais para alcançar os Objetivos e as Metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável relacionados com a água. 


Resumo Executivo



Download



As soluções baseadas na natureza (SbN) são inspiradas e apoiadas pela natureza e usam, ou simulam, processos naturais a fim de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão da água. As SbN podem envolver a conservação ou a reabilitação de ecossistemas naturais e/ou o desenvolvimento ou a criação de processos naturais em ecossistemas modificados ou artificiais. Elas podem ser aplicadas em escalas micro ou macro. A atenção conferida às SbN tem aumentado significativamente nos últimos anos. Isso tem-se tornado evidente através da difusão do uso das SbN numa ampla gama de políticas que produziram avanços em vários setores, incluindo de recursos hídricos, segurança alimentar e agricultura, biodiversidade, meio ambiente.
 A demanda mundial por água tem aumentado a uma taxa de aproximadamente 1% por ano, devido ao crescimento populacional, ao desenvolvimento económico e às mudanças nos padrões de consumo, entre outros fatores, e continuará a aumentar de forma significativa durante as próximas duas décadas. A demanda por água das indústrias e das residências aumentará muito mais rápido do que a demanda da agricultura, embora o setor agrícola continue a ter o maior consumo em termos gerais. O aumento da demanda por água ocorrerá principalmente em países com economias emergentes ou em desenvolvimento.

Ao mesmo tempo, o ciclo hídrico mundial está a intensificar-se devido à mudança climática, com a tendência de regiões já húmidas ou secas apresentarem situações cada vez mais extremas. Atualmente, estima-se que 3,6 bilhões de pessoas (quase metade da população mundial) vivem em áreas que apresentam uma potencial escassez de água por pelo menos um mês por ano, e essa população poderá aumentar para algo entre 4,8 bilhões e 5,7 bilhões até 2050.
Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (Resumo Executivo), pp. 2-3

O relatório completo (versão em inglês) pode ser consultado AQUI.



17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável


Sem comentários: