quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Cronologias de Portugal contemporâneo


         
  



Apresentação do novo projecto da Fundação Francisco Manuel dos Santos: Cronologias, um repositório interativo do arquivo da RTP, alimentado com material das últimas cinco décadas: cronologias.


Sabia que os filmes do James Bond e Mary Poppins são anteriores à Música no Coração? E que no mesmo ano que Mary Quant lançava a moda da minissaia, o Japão estava a lançar um comboio de alta velocidade? Ou que houve um atentado em Lisboa, onde deflagraram 3 bombas? E quase dez anos depois de ser inventado o telemóvel, um telefone em Portugal demorava 34 meses a instalar?


São mais de dez mil factos sobre os últimos 55 anos, onde se encontram histórias surpreendentes mas também os acontecimentos políticos, económicos e culturais mais relevantes entre 1960 e 2015.

Cronologias de Portugal Contemporâneo, disponível online, é uma referência para todos os cidadãos interessados em conhecer, de forma rigorosa, a evolução do país nas últimas décadas.

Da autoria de Paulo Silveira e Sousa, António J. Ramalho e Octávio Gameiro, com revisão de três conceituados historiadores: António Duarte Silva, Fátima Patriarca e José Barreto, a informação está organizada por décadas e cinco áreas temáticas: Política, Cultura, Sociedade, Economia e Internacional. Através de uma navegação explorativa, cativante e intuitiva para o utilizador, é possível aceder de várias formas aos diferentes conteúdos. O motor de pesquisa é uma das principais ferramentas. Mas há outras “portas de entrada” para áreas interactivas com alguns acontecimentos em destaque, mapas com a factos por localidades ou cinco entrevistas a personalidades onde revelam o seu olhar sobre cada década. Toda a informação pode ser consultada no telemóvel e tablet, havendo vários filmes antigos ou notícias e peças de rádio, resultado de uma parceria com a RTP, que disponibilizou o seu arquivo.

Sem comentários: