segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Exposição de fotografia "A terra e a gente", de Maurício Penha

 

 de 18 de novembro a 8 de dezembro


De 18 de novembro a 8 de dezembro, está patente no átrio da Biblioteca uma exposição de fotografia de Maurício Penha, realizada no âmbito da parceria da BE com a Fundação Casa-Museu Maurício Penha. 






 









🔼🔽🔼🔽🔼🔽🔼🔽🔼🔽🔼🔽🔼🔽🔼🔽🔼🔽🔼🔽


Maurício Penha (1913 - 2013)


Celebração do centenário do nascimento de uma figura ilustre da Camilo

                   
                 
 


 Maurício (Meireles) Penha nasceu em Sanfins do Douro, em 8 de junho de 1913, e morreu em Alijó, em 22 de junho de 1996.

Frequentou a Instrução Primária em Sanfins do Douro, concluiu o 5º ano dos Liceus (atual 9º ano), no colégio de Lamego e completou o Curso Complementar dos Liceus, em 1933, em Vila Real, no Liceu Nacional Camilo Castelo Branco.

Iniciou os estudos universitários no Porto, em Medicina, mas em 1934 mudou de curso e passou a frequentar a Escola de Belas Artes onde foi discípulo de Teixeira Lopes, dos pintores Acácio Lino e Joaquim Lopes e do escultor Pinto do Couto. Transferiu-se depois para Lisboa, em 1945, onde veio a concluir o Curso Superior de Escultura, tendo sido discípulo de Simões de Almeida.

Lecionou nas Escolas Machado de Castro, Francisco de Arruda, Manuel da Maia, Escola Industrial e Comercial de Vila Real, atual Escola Secundária de S. Pedro, e Alfredo da Silva (Barreiro), e em diversos Liceus: D. João de Castro, Oeiras, Camões, Gil Vicente e Passos Manuel. Aposentou-se em 1978, após ter lecionado na Escola Pereira Coutinho, em Cascais.

Arqueólogo, fotógrafo, pintor, gravador, escritor e escultor, foi um grande viajante, tendo corrido meio mundo, da ex-União Soviética ao México, da França ao Egipto.

É o autor de vários trabalhos realizados por encomenda, nomeadamente:

"Os meninos da Escola" – motivo escultórico, de pedra, para a Escola Primária do Areeiro, Lisboa (1956); Escudo para a Escola Industrial de Tomar; Busto de pedra do Eng.º Manuel da Maia, para a Escola com o mesmo nome, em Lisboa (1957); "A menina a ler" – motivo escultórico, de pedra, para a Escola Industrial e Comercial de Vila Real (atual Escola Secundária de S. Pedro) (1961); "Os quatro Evangelistas" – 4 estatuetas, de pedra, representando S. Marcos, S. João Evangelista, S. Lucas e S. Mateus, na Igreja Matriz de Serpa (1958); Estátua do Abade Corrêa da Serra, de bronze, num jardim público em Serpa (1958); "Homenagem a Camões", monumento de pedra, em frente à Câmara Municipal de Serpa (1959).

Publicou, em 1981, numa edição de autor, os contos "Vidas sem história".

Como artista plástico, participou em inúmeras exposições, coletivas e individuais.






A Fundação Casa-Museu Maurício Penha ___________________________




Casa-museu Maurício Penha


Casa-museu Maurício Penha
http://sanfinsdodouro.no.sapo.pt/012b.jpg









A Fundação Casa - Museu Maurício Penha é uma instituição de utilidade pública ao serviço das comunidades regionais/locais, que reúne obras de Maurício Penha, desde escultura a pintura, passando por gravura e fotografia. Tem uma função activa de dinamização cultural e de divulgação do acervo artístico do seu Fundador – o escultor Maurício Meireles Penha –, promovendo na sua sede, ou fora dela, exposições de pintura e de escultura ao longo do ano.


 Fica situada num edifício restaurado, readaptado de uma casa setecentista pertencente aos Penhas, que recebeu o espólio artístico do escultor.


Morada:
Rua Fonte da Baixo, 5
5070 Sanfins do Douro - Alijó
Tel./Fax: 259 686 133
E-mail:
cmuseumpenha@mail.telepac.pt
Presidente da Direcção: José Carlos Boura




Sem comentários: