terça-feira, 18 de outubro de 2016

Portugal na I Guerra Mundial


RTP Notícias







Portugal na Grande Guerra, Vozes nas trincheiras e Postal da Grande Guerra são três rubricas sobre a I Guerra Mundial que a RTP Notícias disponibiliza online.


PORTUGAL NA GRANDE GUERRA 

Completam-se agora 100 anos sobre a entrada de Portugal na I Guerra Mundial. No site da RTP, estão disponíveis os mais significativos materiais de arquivo da estação pública sobre o tema, entre os quais as entrevistas feitas no âmbito do documentário de 2008 "Portugueses nas trincheiras", da autoria de Sofia Leite e António Louçã.


Em 1918, um submarino alemão filmou o caça-minas português "Augusto Castilho" a ser afundado. Comandava-o Carvalho Araújo, o herói vilarrealense que seria morto nesse combate. 




Estátua de Carvalho Araújo (da autoria do escultor Anjos Teixeira). 
Situada na Avenida Carvalho Araújo, Vila Real.
Photo-credit: João Carvalho 





Em Julho de 1916 foi constituído o Corpo Expedicionário Português para combater em França ao lado dos militares franceses e britânicos, mas há muito que havia portugueses a lutar na guerra, em África, nas colónias. Conheça – na primeira pessoa – as histórias dos homens que lutaram por Portugal entre 1914 e 1918, naquela que foi chamada a I Guerra Mundial. Da autoria de Carlos Guerreiro e Sandy Gageiro




São já 22 os Postais da Grande Guerra publicados. Dois deles são de Mário Sá-Carneiro.


Um site a visitar!


Sem comentários: