Contra a violência de género
#NoExcuse
O cartoon como instrumento de denúncia.
Contra a violência de género
#NoExcuse
O cartoon como instrumento de denúncia.
#NoExcuse #SemDesculpa #OrangeTheWorld
Trabalhos produzidos pelos alunos do 10º F, na disciplina de Desenho A.
#OrangeTheWorld
#NoExcuse
#SemDesculpa
As Olimpíadas da Cultura Clássica são um concurso dirigido a alunos do 4.º ao 12.º anos de escolaridade, que tem por objetivo estimular a sua curiosidade e alargar os seus conhecimentos sobre temas de Cultura Clássica, através de desafios que apelam à escrita, à expressão artística e ao domínio de ferramentas digitais.
Os temas para este ano são os seguintes:
#OrangeTheWorld
#NoExcuse
#SemDesculpa
A consciencialização é um passo essencial na construção de uma sociedade mais justa e segura para mulheres e meninas, reafirmando que nenhuma forma de violência deve ser tolerada.
MENSAGEM PARA O DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E MENINAS
25 de novembro de 2024
A epidemia de violência contra as mulheres e as meninas envergonha a humanidade.
Todos os dias, em média, 140 mulheres e meninas são mortas por alguém da sua própria família. Cerca de uma em cada três mulheres ainda sofre de violência física ou sexual. Nenhum país ou comunidade está imune e a situação está a agravar-se.
As crises de conflitos e do clima, e a fome agravaram as desigualdades. A terrível violência sexual está a ser utilizada como arma de guerra e as mulheres e as meninas enfrentam uma torrente de misoginia online. A situação é agravada por uma crescente reação contra os direitos das mulheres e das meninas. Demasiadas vezes, as proteções legais são anuladas, os direitos humanos são espezinhados e os defensores dos direitos humanos das mulheres são ameaçados, assediados e mortos por denunciarem.
Há quase trinta anos que a Declaração e a Plataforma de Ação de Pequim prometeram prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas, já passou a hora de o conseguirmos.
António Guterres, Secretário Geral da ONU
Formação para as literacias
#W4R24 #maratonadecartas2024
No passado dia 20 de novembro, os alunos do 10ºA e do 10ºC estiveram na Biblioteca, na aula de Filosofia, a participar na Maratona de Cartas.
Depois de lerem e interpretar o texto do filósofo francês Roger Pol-Droit intitulado "A Filosofia dos objetos", os alunos do 10ºF identificaram problemas filosóficos nos objetos do quotidiano e explicaram as razões da escolha.
Divulgamos fotos das apresentações feitas pelos alunos, no dia 20 de novembro, Dia mundial da Filosofia, no espaço da Biblioteca.
No passado dia 20 de novembro, os alunos do 9ºG deslocaram-se à Biblioteca, na aula de Português, para conhecerem as instalações e serviços disponibilizados.
Como todos os alunos da turma frequentam a Camilo pela primeira vez, a professora bibliotecária aproveitou a ocasião para dar a conhecer a história da escola e do seu Patrono, Camilo Castelo Branco.
Nesta sessão, os alunos tiveram ainda a oportunidade de ver textos originais produzidos por antigos alunos, datados de 1879, e o Diário da Visitadora Teresa Paiva, relativo ao ano letivo 1935-36.
No passado dia 20 de novembro, véspera do Dia Mundial da Filosofia, os alunos do 10ºB passaram pela Feira e participaram na dinâmica bookface, uma atividade interativa e criativa que mistura fotografia e literatura, onde capas de livros se fundem com as pessoas, criando composições artísticas e divertidas..
No final da aula, os aprendizes de filósofos foram convidados a descobrir significados filosóficos nos títulos escolhidos.
No ano em que se celebra o V Centenário do nascimento de Luís de Camões, a feira do livro reservou um espaço especial a publicações de e sobre o nosso Poeta.
#W4R24 #maratonadecartas2024
A campanha da Maratona de Cartas começou ontem, na Camilo, com o 2ºA - TAS.
Efetivamente, os alunos desta turma abriram a campanha no passado dia 14 de novembro, tendo participado de forma empenhada na elaboração de mensagens de solidariedade.
Nos próximos dias 19 e 20 de novembro, a Biblioteca da ES Camilo Castelo Branco vai realizar mais uma edição da feira do livro, aberta à Comunidade, em parceria com a Porto Editora e a Peguin Books.
Boas Leituras!
No passado dia 29 de outubro, o Media@ção promoveu um Webinar sobre o tema do concurso, Inteligência artificial e media, com a participação de dois convidados:
Sessão para professores bibliotecários (ACD) e elementos das Equipas de coordenação.
Disponibilização de metodologias e ferramentas para dotar os alunos de conhecimentos relevantes para uma pesquisa online proficiente, de forma a distinguirem com mais facilidade os conteúdos falsos e enganadores dos conteúdos fiáveis e credíveis.
Em Vila Real, a formação decorreu ontem, dia 7 de novembro, das 14:00 às 18:00.
Super Searchers é um projeto da Google, implementado em Portugal através do projeto Agarrados à Net, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares.
O livro selecionado para o Provavelmente leitura do mês de novembro é Biblioteca, de Pedro Mexia.
Que livros compõem a biblioteca de Pedro Mexia?
Através de uma seleção dos seus melhores textos sobre livros portugueses e estrangeiros, antigos e contemporâneos — de Aristóteles a Pessoa, de Dostoiévski a Houellebecq —, ficamos a conhecer a perspetiva única de um dos grandes intelectuais portugueses sobre nomes maiores da literatura, dos mais consagrados até aos imerecidamente obscuros.
Felizes Encontros de Leitura!