terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Projeto Literacia para os Media e Jornalismo

 







"A Educação para os Media pretende incentivar os alunos a utilizar e a interpretar os meios de comunicação social, nomeadamente no acesso e na utilização das tecnologias de informação e comunicação, visando a adoção de comportamentos e atitudes adequadas a uma utilização crítica e segura das tecnologias digitais. 

Valores como imparcialidade, verdade, compromisso com a ética, têm de ser ensinados e apreendidos. É premente responder à utilização segura, esclarecida e responsável de fontes de informação diversas e também das tecnologias de informação e de comunicação.

Não basta ter informação, é preciso saber pensá-la para a distinguir de desinformação."

Centro Protocolar de Formação para Jornalistas (Cenjor)




Projeto Literacia para os Media e Jornalismo
- Formação de professores dos ensinos básico e secundário


O Projeto Literacia para os Media e jornalismo resulta de uma parceria conjunta do do Ministério da Educação, do Sindicato de Jornalistas e do Centro Protocolar de Formação para Jornalistas (Cenjor). Pioneiro na forma de fazer, este projeto tem a particularidade de ter jornalistas e académicos especialistas da área do jornalismo, na formação de docentes, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, nomeadamente no que se refere às competências de leitura e de análise da informação, de forma crítica e autónoma.

A primeira fase (fase piloto) arrancou em janeiro de 2019, tendo envolvido 100 docentes, do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, distribuídos por cinco regiões do país: Alentejo (Évora), Algarve (Faro), Centro (Águeda), Lisboa (Lisboa) e Norte (Porto).

A segunda fase do projeto - Oficina de Formação “Literacia dos media e jornalismo: práticas pedagógicas com os media e acerca dos media” -, iniciou-se em 7 de março de 2020. Suspensa devido à pandemia, foi retomada, online, no dia 21 de outubro, em seis cidades de Portugal Continental (Bragança, Braga, Cascais, Lisboa, Setúbal e Lagos), e terminou no dia 9 de dezembro. A turma de Bragança, decorreu na Escola Secundária de Emídio Garcia, na fase inicial, e contou com a presença dos formadores Patrícia Posse e Daniel Catalão.

Os projetos apresentados pelos formandos no âmbito da oficina de formação vão agora ser implementados nas respetivas escolas. 


Professores que participaram na 2ª fase da formação (turma de Bragança)
Foto: CENJOR


1ª sessão, presencial, na escola Emídio Garcia, Bragança
Foto: CENJOR


Sem comentários: