"A Educação para os Media pretende incentivar os alunos a utilizar e a interpretar os meios de comunicação social, nomeadamente no acesso e na utilização das tecnologias de informação e comunicação, visando a adoção de comportamentos e atitudes adequadas a uma utilização crítica e segura das tecnologias digitais.
Valores como imparcialidade, verdade, compromisso com a ética, têm de ser ensinados e apreendidos. É premente responder à utilização segura, esclarecida e responsável de fontes de informação diversas e também das tecnologias de informação e de comunicação.
Não basta ter informação, é preciso saber pensá-la para a distinguir de desinformação."
Centro Protocolar de Formação para Jornalistas (Cenjor)
Projeto Literacia para os Media e Jornalismo
- Formação de professores dos ensinos básico e secundário
O Projeto Literacia para os Media e jornalismo resulta de uma parceria conjunta do do Ministério da Educação, do Sindicato de Jornalistas e do Centro Protocolar de Formação para Jornalistas (Cenjor). Pioneiro na forma de fazer, este projeto tem a particularidade de ter jornalistas e académicos especialistas da área do jornalismo, na formação de docentes, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, nomeadamente no que se refere às competências de leitura e de análise da informação, de forma crítica e autónoma.
A primeira fase (fase piloto) arrancou em janeiro de 2019, tendo envolvido 100 docentes, do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, distribuídos por cinco regiões do país: Alentejo (Évora), Algarve (Faro), Centro (Águeda), Lisboa (Lisboa) e Norte (Porto).
A segunda fase do projeto - Oficina de Formação “Literacia dos media e jornalismo: práticas pedagógicas com os media e acerca dos media” -, iniciou-se em 7 de março de 2020. Suspensa devido à pandemia, foi retomada, online, no dia 21 de outubro, em seis cidades de Portugal Continental (Bragança, Braga, Cascais, Lisboa, Setúbal e Lagos), e terminou no dia 9 de dezembro. A turma de Bragança, decorreu na Escola Secundária de Emídio Garcia, na fase inicial, e contou com a presença dos formadores Patrícia Posse e Daniel Catalão.
Os projetos apresentados pelos formandos no âmbito da oficina de formação vão agora ser implementados nas respetivas escolas.
Sem comentários:
Enviar um comentário