quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Homenagem a Camilo - Bicentenário

 

 

#camilo200









No passado dia 28 de outubro, foi criado no átrio da escola um espaço em homenagem ao nosso patrono, por ocasião da celebração do bicentenário do seu nascimento.
Nesse espaço, foi colocado o busto do escritor, que se encontrava na Biblioteca, um exemplar da sua obra prima, Amor de Perdição, e um expositor com a biobibliografia. Um aluno do 7º ano leu o soneto Amigos, de Camilo Castelo Branco.






A Dra. Helena Correia, Diretora da Escola, e o Dr. Alexandre Favaios, Vereador da Educação, presidiram à cerimónia.






Camilo 200

 

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Encontro com o escritor David Machado

 

 




 
O escritor David Machado estará na nossa escola no próximo dia 31 de outubro para se encontrar com alunos do 7º e do 8º ano.

 
A iniciativa, realizada no âmbito da celebração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, é promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares e conta com o apoio do Pelouro de Educação. 

 

Museu do Oriente

 

 

 

domingo, 20 de outubro de 2024

eBook | Media, Informação e Literacia

 

 

 

 

 Download |



SINOPSE


Media, informação e literacia: direções e perspetivas reúne uma gama diversa de perspetivas e vozes sobre a relação entre Media, Informação e Literacia, numa tentativa de documentar direções e discutir perspetivas aparentemente triunfantes no contexto internacional e num horizonte interdisciplinar. Juntas, essas contribuições alimentam o debate acidentado, mas vital, sobre o impacto da mudança social e tecnológica no conceito de literacia e o lugar da literacia em sociedades democráticas.


DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1891-3 – junho 2020, Imprensa da Universidade de Coimbra

 

sábado, 19 de outubro de 2024

Dia Mundial da Alimentação


 16 de outubro
#WorldFoodDay2024

 

 

 

 

 

 

 


 Anualmente, celebra-se a 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação.

 

 

 

 Em 2024, o Dia Mundial da Alimentação tem como tema “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”, sendo assinalado em paralelo com o 79.º aniversário da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

As comemorações, organizadas pela FAO, integram diversos eventos, promovendo-se a consciencialização mundial sobre a fome, destacando a alimentação como um direito humano e estimulando ações para o futuro da alimentação, das pessoas e do planeta.

Este lema justifica a importância da abordagem da alimentação (saudável) de uma forma holística, não só sob a perspetiva da saúde, mas também dos direitos humanos, da sustentabilidade, da educação ambiental, entre outros.

Estas diferentes abordagens estão, desde 2017, contempladas no Referencial de Educação para a Saúde.

É sempre de lembrar que o direito a uma alimentação digna e saudável é, sobretudo, uma questão de cidadania.


Livros e filmes para trabalhar os objetivos de desenvolvimento sustentável

 

 

A Biblioteca e os ODS's







A Biblioteca da ES Camilo Castelo Branco associa-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Ao longo do ano, irá apresentando à Comunidade Escolar um conjunto alargado de sugestões de leitura da sua coleção para dar a conhecer cada um dos dezassete objetivos e como mote para uma reflexão sobre os mesmos.

No final do ano letivo, lançaremos um Boletim Bibliográfico sobre os ODS's.

A mostra sobre o ODS 1 - Erradicar a pobreza foi divulgada na passada quinta-feira, Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza.

 

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Dia Internacional para a erradicação da pobreza



17 de Outubro



O dia internacional para a erradicação da pobreza foi evocado hoje na ES Camilo Castelo Branco com uma dupla atividade: o visionamento de dois documentários, seguidos de debate, que contou com a colaboração do Fórum Cidadania pela Erradicação da Pobreza do distrito de Vila Real e a presença dos professores da UTAD Dra. Anabela Oliveira e Dr. Artur Cristóvão; e uma mostra bibliográfica sobre o ODS1 - Erradicar a pobreza, organizada pela Biblioteca Escolar.

Sobre os documentários:

Documentário 1 (de Fernando Lopez e Nieves Preto,): El Trén de las Moscas (O comboio das moscas) sobre um grupo de mulheres que prepara pequenos farnéis que são entregues, em pleno andamento, aos emigrantes mexicanos que tentam ir para os Estados Unidos, de comboio.

Documentário 2 (Nuno Cibrão): Johnson, O Reverso da Medalha, conta a história, narrada pelo próprio, de João Semedo Tavares, de 40 anos, dirigente da associação Moinho da Juventude, no Bairro da Cova da Moura, na Amadora, considerado um exemplo de reintegração depois de um percurso de marginalidade que culminou com dez anos passados na cadeia.

 

 





 



 

Dia Internacional da luta contra a pobreza

 

 

 
ods1 titulo



A pobreza é uma praga global que afeta centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Mas a pobreza não é inevitável. É o resultado direto das escolhas que as sociedades e os governos fazem — ou deixam de fazer.

O tema deste ano lembra-nos que pessoas atoladas na pobreza enfrentam discriminação social e barreiras sistémicas que dificultam o acesso a serviços e apoio vitais.

Acabar com a pobreza global — e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — exige que os governos moldem instituições e sistemas que coloquem as pessoas em primeiro lugar.

Ela exige que priorizemos investimentos em trabalho decente, oportunidades de aprendizagem e proteção social que ofereçam caminhos para sair da pobreza.

E nos convoca a implementar integralmente o novo Pacto para o Futuro, apoiando um Estímulo aos ODS e reformando a arquitetura financeira global para ajudar os países em desenvolvimento a investir nos seus povos.

Erradicar a pobreza é uma base essencial para sociedades humanas e dignas que não deixam ninguém para trás.

Neste dia importante, vamos nos comprometer novamente a fazer da pobreza uma história. -
Secretário-Geral da ONU, António Guterres

 





Tema 2024: Acabar com os maus-tratos sociais e institucionais -Agir em conjunto por sociedades justas, pacíficas e inclusivas

A pobreza tem múltiplas dimensões, algumas visíveis e outras ocultas, mas todas interligadas. O tema deste ano destacará uma das Dimensões Ocultas da Pobreza, os maus-tratos sociais e institucionais sofridos por pessoas que vivem na pobreza, e considerará maneiras de agir em conjunto no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 (ODS16) para promover sociedades justas, pacíficas e inclusivas.

Pessoas a viver na pobreza enfrentam atitudes negativas. Elas são estigmatizadas, discriminadas, julgadas, por exemplo, pela sua aparência, sotaque, endereço - ou falta dele, culpadas pela sua situação e tratadas com desrespeito.

Os maus-tratos sociais criam um cenário para maus-tratos institucionais, com uma combinação de atitudes negativas, como desconfiança e desrespeito, bem como políticas e práticas discriminatórias de controle, negando às pessoas os seus direitos humanos fundamentais, por exemplo, acesso à saúde, educação, moradia e o direito à identidade legal.

Os maus-tratos sociais e institucionais interagem e amplificam-se mutuamente, alimentando essa violência de dois gumes e aprofundando a injustiça, e isso é mais pronunciado para as pessoas que enfrentam outras formas de preconceito, incluindo género, orientação sexual, raça ou etnia.

Uma compreensão significativa da pobreza e de como as diferentes formas de violência e dominação interagem entre si e impactam as pessoas em situação de pobreza é fundamental.

Experiências diárias de injustiça e desumanização minam a autoestima, destroem a agência pessoal, negam às pessoas a sua dignidade e a oportunidade de sair da pobreza. Os maus-tratos sociais e institucionais são uma perda catastrófica de potencial humano para a sociedade.
 
Fonte: https://www.un.org/en/observances/day-for-eradicating-poverty
 

O TEATRO VEIO À ESCOLA | CONTA TORGA

 

 

 





Assistir a peças de teatro é uma experiência enriquecedora, pois promove o desenvolvimento de diversas habilidades. Além de incentivar a criatividade e a imaginação, estimula o pensamento crítico, a empatia e a sensibilidade cultural. Os alunos têm a oportunidade de vivenciar histórias de forma interativa, o que facilita a compreensão de temas complexos e abre espaço para reflexões. 


Patrícia Ferreira e Élio Ferreira, atores do grupo teatral Peripécia, vieram ontem à escola representar dois conhecidos contos de Torga - O segredo e Vicente.
Assistiram ao espetáculo os alunos do 10º C e D, do 11º B e do 1º TAS. 

 



Iniciativa realizada no âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Promovida pela RBVR, com o apoio do Pelouro da Educação.
 

sábado, 12 de outubro de 2024

Conta Torga pelo grupo de teatro Peripécia

 

MIBE 2024
Conta Torga - Dia 16 de outubro | Auditório 1


 







Porquê Torga?

"[...] os dois contos que vão ver parecem continuar a ecoar desde o passado até aos nossos dias.

O Segredo é, sem dúvida, uma história impactante cheia de reminiscências da tragédia grega num mundo rural transmontano. Aborda, entre muitas outras coisas, a dificuldade de viver de quem é diferente.

Vicente está muito mais na linha da sátira contra o poder estabelecido, com uma ironia e um sarcasmo que não perderam nada da sua eficácia e atualidade.

Para criar o espetáculo procurou-se em todo o momento encontrar os meios e estilos de representação que potenciavam e respeitavam escrupulosamente a maravilhosa qualidade dos textos.

São, então, duas abordagens teatrais muito diferentes para prestar homenagem a um autor tão polifacético e contemporâneo como Miguel Torga."

Luis Blat - Encenador

Atividade realizada no âmbito da Rede de Bibliotecas de Vila Real, com o apoio do Pelouro da Educação.

 

 

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Mostra Bibliográfica - Novidades na BE

 

 MIBE 2024

 

 


 



De 1 a 11 de outubro, esteve patente na Biblioteca uma mostra de livros doados pela Dra. Elisa Fernandes. 
 
Destacamos: Nova enciclopédia e Enciclopédia dos Animais, do Círculo de Leitores, O Novo Atlas do Mundo, da Reader's Digest, e a Enciclopédia do Corpo Humano, da Ediclube.
 
 
 
 

 

 
Boas leituras!
 

Encontro com o jovem escritor Gabriel Devil

 


MIBE 2024
Dia 9 de outubro | 9:15 - 9ºA; 10:20 - 9ºB

 


No passado doa 9, o Gabriel veio à escola falar dos seus livros e do processo de escrita aos alunos do 9º A e B.

Esta foi uma oportunidade para proporcionar aos alunos uma experiência de vida e uma condição que, por um lado, são uma lição de resiliência, superação, empatia e criatividade e, por outro, constituem um modo de desconstruir preconceitos e de refletir sobre a importância da diversidade e da inclusão. 
 
Parabéns Gabriel!
 
 

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Escritora sul-coreana Han Kang vence Nobel da Literatura 2024

 

 

Han Kang


No passado dia 10 de outubro, a Academia Sueca, com sede em Estocolmo, anunciou, anunciou a atribuição do Prémio Nobel da Literatura 2024 à escritora sul-coreana Han Kang “pela sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana”.
 
Livros da autora traduzidos em Português: Lições de Grego, O Livro Branco, A Vegetariana e Atos Humanos.
 
 

  
 
 

Com esta atribuição, as mulheres escritoras atingem os 14,87% na galeria dos prémios Nobel da Literatura.

FORMAÇÃO: III ENCONTRO DA REDE DE BIBLIOTECAS DE VILA REAL

 

 

 


 



A Rede de Bibliotecas de Vila Real vai organizar, nos próximos dias 25 e 26 de outubro, o seu III Encontro, subordinado ao tema "Inteligência artificial: oportunidades e desafios". 
 
Esta ação é acreditada pelo CCPFC/ACC-128830/24 com 13,5 créditos. 
 
A inscrição pode ser feita aqui: https://cfaevr.pt/formacao/
 

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Concurso Media@ção

 

 

 

A edição de 2025 do Media@ção está lançada.

Destinado a alunos de todos os ciclos do ensino básico e ensino secundário, que frequentem escolas públicas, privadas, profissionais ou escolas portuguesas no estrangeiro, o concurso tem como tema, em 2025:  Inteligência artificial e media.

Pretende-se promover o conhecimento e a reflexão sobre o papel da inteligência artificial no contexto dos media e suas implicações na inovação, criação e produção de conteúdos, cidadania digital, informação e desinformação, privacidade, proteção de dados e segurança online.

O prazo limite para envio dos trabalhos é o dia 21 de março de 2025, não sendo necessária pré-inscrição.

 

Veja também

  • Regulamento
  • Formulário de candidatura
  • Webinar
  • Canal Youtube Concurso Media@ção 
  • Instagram do Concurso 
  • terça-feira, 8 de outubro de 2024

    Provavelmente leitura - Outubro

     

     

     


     
    O livro escolhido para o mês de outubro foi Biblioteca, de Gonçalo M. Tavares. Neste livro, o autor apresenta uma biblioteca muito particular da obra de escritores e pensadores contemporâneos, entre eles os brasileiros Cecília Meireles, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Lygia Fagundes Telles, Manoel de Barros, Manuel Bandeira, Nelson Rodrigues, Rubem Fonseca e Vinícius de Moraes. 

    Como numa estante os textos de Freud estão lado a lado a Proust, Dostoievsky faz companhia a Poe e Kafka ampara o peso de Horácio. 

    O autor toma emprestado estilos e formas para construir um catálogo único e pessoal a sua “Biblioteca'.


    Excerto

    Adorno
    Dizer tudo numa frase, eis a coragem de quem escreve. Ameaçar dizer tudo nas frases seguintes, eis a cobardia. O tédio produz documentos. Cada objeto tem uma filosofia, e eis assim o aparecimento dos gestos nos homens. Quem surgiu primeiro o objeto ou o movimento com que o seguras?
    Apesar de tudo, o silêncio tem menos palavras que uma palavra.




    Boas leituras!


    segunda-feira, 7 de outubro de 2024

    Formação para as literacias - Formação de Utilizadores

     

    OUTUBRO - MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR
    MIBE 2024

     

     




    Estão a decorrer na Biblioteca sessões de formação de utilizadores.

    Esta formação tem como objetivos: 

    • promover o desenvolvimento de competências para o uso autónomo da Biblioteca, nomeadamente o uso do catálogo e a localização de livros, filmes e outros materiais nas estantes; 
    • dar a conhecer espaços, serviços, recursos, formas de organização e regras de funcionamento da Biblioteca; 
    • divulgar os espaços digitais da Biblioteca.

    Adicionalmente, estas sessões servem também para dar a conhecer a história da Escola/Biblioteca, fundada em 1848, e do Patrono, Camilo Castelo Branco, bem como documentos oitocentistas do fundo museológico.

     

    Um dos documentos dados a conhecer aos alunos: Prova de Caligrafia de Leonel Augusto d' Araújo, aluno do "Lyceu Nacional de Villa Real", datada de 22 de agosto de 1874.

     

    No dia 1, foi a vez dos alunos do 7ºA (de manhã) e do 7ºB (da parte da tarde) visitarem a Biblioteca.

    No dia 3, a formação teve como público-alvo os alunos do 7º C.

     

    domingo, 6 de outubro de 2024

    MIBE 2024

     

     

     







    Em outubro, festejamos as bibliotecas escolares.

    As bibliotecas escolares desempenham um papel fundamental na formação integral dos alunos, indo muito além do simples acesso a livros. Elas são espaços de formação para as diversas literacias – literacia da leitura e da escrita, literacia da informação e dos media, literacia digital. Nelas, os alunos aprendem a navegar e selecionar de forma crítica o vasto universo de informações a que têm acesso, desenvolvendo competências essenciais para o mundo atual.

    Além disso, as bibliotecas escolares são verdadeiros centros de aprendizagem dos saberes. Funcionam como locais onde o conhecimento se expande e se diversifica, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico. Seja para realizar pesquisas, estudar, ou colaborar em projetos, elas favorecem a autonomia e o desenvolvimento de competências académicas.

    Porém, as bibliotecas também são espaços de lazer e bem-estar. O ambiente acolhedor permite que os alunos encontrem nelas um refúgio para relaxar, descobrir novas histórias e se conectar com a cultura de forma lúdica. Assim, ao mesmo tempo que formam cidadãos mais críticos e informados, as bibliotecas escolares promovem o equilíbrio entre o estudo e o prazer da descoberta, ajudando a preparar os seus utilizadores para a vida.

    Na ES Camilo Castelo Branco, esta efeméride é assinalada com um vasto programa de atividades, dinamizadas por iniciativa própria, ou em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Rede de Bibliotecas de Vila Real.

     
    Mais uma vez, a RBVR conta com o apoio do Pelouro da Educação do Município de Vila Real.

     

     

    quinta-feira, 3 de outubro de 2024

    Quadro de Referência das Competências Pedagógico-Digitais de Professores PEDAGOGICAL DIGCOMPEDU RELOADED

     

     

      

     
    José António Moreira, Sara Dias-Trindade, Maria Aparecida Knuppel e lka Serra.
    Quadro de Referência das Competências Pedagógico-Digitais de Professores
    PEDAGOGICAL DIGCOMPEDU RELOADED
    , 1ª Edição, Santo Tirso, julho de 2024

     



    Professores e estudantes precisam adaptar-se aos novos espaços e tempos da educação e aprender a incorporar o digital e o virtual nas suas práticas. A integração do digital não pode implicar apenas a reprodução de práticas conservadoras para ambientes virtuais emergentes. Pelo contrário, esta integração deve perspetivar a integração de metodologias inovadoras que se desenvolvem em cenários aprendizagem ubíquos, naturais, construídos ou virtuais através de dispositivos móveis, conectados a redes de comunicação sem fi os, sensores e mecanismos de geolocalização, permitindo formar redes virtuais entre pessoas, objetos e situações.
    Os professores enfrentam, assim, um desafio acrescido: devem ser capazes de incorporar o digital nas suas práticas de forma crítica, refletida e com intencionalidade pedagógica. Recentemente, a Comissão Europeia lançou uma iniciativa, o Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027) (European Comission, 2020), para dar resposta aos desafios que os sistemas educativos europeus enfrentam, que define duas prioridades estratégicas: a) promover o desenvolvimento de um ecossistema de educação digital altamente eficaz; e b) reforçar as competências e aptidões digitais para a transformação digital.
    [...]
    Assumindo, pois, que o reforço das competências digitais dos professores de todos os níveis de ensino é uma prioridade política e social internacional, que ganhou ainda maior relevância durante o último ano, fortemente marcado por uma nova geração de Inteligência Artificial (IA), apresentamos neste documento um Quadro de Referência das Competências Pedagógico-Digitais de Professores designado de Pedagogical DigCompEdu Reloaded (PED_DIGCOMPEDU_RED24), baseado nas quatro áreas da dimensão pedagógica do Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu) desenvolvido, em 2017, pelo Serviço de Ciência e Conhecimento da Comissão Europeia (EU Science Hub). Tendo em consideração os recentes desenvolvimentos relacionados com a emergência das tecnologias cognitivas de IA e das tecnologias imersivas, e da ausência na versão original do DigCompEdu de competências pedagógico-digitais relacionadas com a educação aberta e online, desenvolvemos um quadro de referência (framework) e um questionário de autoavaliação de competências digitais docentes com uma maior amplitude de competências nas quatro áreas da dimensão pedagógica do DigCompEdu integrando competências relacionadas, quer com os paradigmas da Educação Aberta e da Educação Digital em Rede, quer com a emergência da Inteligência Artificial Generativa em contexto educativo.
    Este movimento de abertura na educação é muito importante estar integrado no quadro de referência do Pedagogical DigCompEdu Reloaded, porque visa, por um lado, facilitar o acesso aberto ao conhecimento e à educação e incentivar a colaboração entre instituições de ensino, promovendo a partilha de recursos educativos abertos e, por outro lado, porque se foca na promoção de práticas pedagógicas inovadoras, incluindo o uso de tecnologias digitais e métodos de ensino mais eficazes.
    [...]
    Finalmente, e tendo em consideração a emergência da nova geração de Inteligência Artificial Generativa, torna-se fundamental avaliar, também, as competências dos professores relativamente à utilização e incorporação da IA nos processos de ensino e aprendizagem. De acordo com a definição proposta, recentemente, pela UNICEF, a IA apresenta-se como um agregado de “sistemas baseados em máquinas que podem, tendo em conta um conjunto de objetivos definidos pelo ser humano, fazer previsões, recomendações ou tomar decisões que influenciem ambientes reais ou virtuais” (2021, p. 6), sistemas esses que interagem com o ser humano e com o seu meio ambiente, tanto de forma direta
    como indireta.
    É por isso mesmo que, quando se pensa em tecnologias de IA, é necessário entendê-las como tendo o potencial de se tornarem “parceiros” na criação de cenários de ensino e de aprendizagem (Bekiaridis, 2024), desde que para tal professores e estudantes as saibam integrar enquanto atores não humanos que podem contribuir para a criação de novas abordagens pedagógicas ou para melhorar os processos de construção de conhecimento. Compreende-se, deste modo, que a IA tem o potencial não só para modificar os atuais processos educativos, como também para modificar a própria maneira de pensar os objetivos desses mesmos processos educativos (Tuomi, 2024). E esse é, claramente, um dos grandes desafios educativos desta década. E por isso consideramos que é fundamental integrar a IA nas diferentes áreas relacionadas com as competências pedagógico-digitais neste renovado referencial: o Pedagogical DigCompEdu Reloaded.

    Introdução