domingo, 30 de janeiro de 2022

Dia mundial da leitura em voz alta





 























A Biblioteca escolheu um conjunto de livros para cada ano letivo, num total de 48 livros/turmas, e distribuiu-os pelas salas de aula da Escola.

O objetivo é que no Dia Mundial da Leitura em Voz Alta os alunos partilhem a leitura de extratos do livro-turma com os colegas, façam o registo (áudio, vídeo, fotográfico) e o enviem para o email da Biblioteca.


PARTICIPA!


A tua voz. A tua leitura.



























sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Teatro de Vila Real

 

 Programa fevereiro-março 2022

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Teatro, dança, música, cinema e poesia são alguns dos elementos variados que compõem a programação do Serviço Educativo do Teatro de Vila Real para fevereiro-março 2022.

 

 

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

É preciso lembrar e desconstruir a desinformação

 





Sabias que...

"Holocausto" é uma palavra de origem grega que significa "sacrifício pelo fogo". O significado moderno do Holocausto é extermínio sistemático, apoiado pelo governo nazista, de milhões de pessoas. Os alemães, que chegaram ao poder na Alemanha em janeiro de 1933, acreditavam que eram "racialmente superiores" e que os judeus eram "inferiores", sendo uma ameaça à comunidade racial. Esta crença levou ao assassinato de 6 milhões de judeus. Destes, cerca de 1 milhão e cem mil eram crianças.






Dia Mundial em Memória das Vítimas do Holocausto



"O silêncio perante o ódio é cumplicidade"


Mensagem do Secretário-Geral da ONU, António Guterres


“Esquecer os mortos seria como matá-los pela segunda vez.”
-Elie Wiesel

#WeRemember 
a campanha da UNESCO / WJC está em curso na nossa escola. 
Veja no Instagram, no Twitter e no Facebook








* 
#WeRemember é uma campanha global de comemoração do Congresso Judaico Mundial (WJC) e da UNESCO para aumentar a consciencialização sobre a importância da cultura da lembrança para o presente. 

Desde 2017, o WJC e a UNESCO convidam todas as pessoas a participar na campanha e postar uma foto com a hashtag #WeRemember para expressar o seu compromisso com a lembrança do Holocausto.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

10 Minutos a Ler sobre o Holocausto

 





No passado dia 24 de janeiro, os alunos do 9º E, estiveram mais uma vez na Biblioteca, acompanhados da professora de Português, Dra. Isilda Reigoto, para mais uma sessão de 10 Minutos a Ler.

Dado que nesta semana se evoca a Memória do Holocausto, os alunos visitaram a mostra bibliográfica sobre o Holocausto, patente na Biblioteca, leram passagens do livro Os meninos que enganaram os Nazis, de Joseph Joffo, e refletiram sobre os campos de concentração e extermínio  do povo judeu.



📌 A adaptação cinematográfica deste livro está disponível na Biblioteca.



Sobre a banalidade do mal - Atividade Interturmas

 

 #WeRemember / #NósLembramos

 




 

No dia 25 de janeiro, às 15:00 os alunos do 11º C deslocaram-se à biblioteca para dinamizarem uma atividade intertumas com o 9º B, inserida na evocação da Memória das Vítimas do Holocausto.

Esta atividade começou em contexto de sala de aula, na disciplina de Filosofia: os alunos de 11º ano visionaram o filme Uma turma difícil (adaptação cinematográfica do livro A turma, de François Bégaudeau). 

 

 

 Trailer do filme Uma turma difícil

 

Posteriormente, realizaram trabalho de pesquisa sobre o tema do Holocausto, em particular sobre a vida e obra de Hannah Arendt e o conceito de banalidade do mal, sobre os testemunhos de sobreviventes dos campos de concentração, e ainda sobre livros, filmes e séries. 

Num terceiro momento, passaram à produção de trabalhos, nomeadamente Quizzes sobre o tema em estudo, com recurso à ferramenta digital kahoot e o registo em vídeo da dramatização de um texto produzido pelos alunos sobre o período da II Guerra Mundial (narrativa adaptada à atualidade).

Finalmente, deslocaram-se à Biblioteca para apresentarem / partilharem os seus trabalhos com os alunos do 9º B, e lhes aguçar o apetite para o visionamento do Filme Uma Turma difícil, que irá ser explorado na aula de Francês, a partir do guião disponibilizado na plataforma do Plano Nacional de Cinema (PNC).

 

 

Folheto distribuído pelos alunos

 

 

 O livro _____________________________________________



  A TURMA

  François Bégaudeau
  Dom Quixote
  232 Páginas
 

SINOPSE

Desrespeito, violência, falta de perspectivas. É com estas condições que a professora de História Anne Gueguen se depara, no Liceu Léon Blum, em Créteil, Paris. Decide então inscrever a sua turma mais fraca do 10º ano no Concurso Nacional da Resistência e da Deportação. A experiência vai transformá-los.
 
Um livro sobre um projeto pedagógico que valoriza a iniciativa, a autonomia e a responsabilidade por parte dos alunos.
 
 
📌  
Este livro está disponível na Biblioteca para consulta e requisição domiciliária.
 

Nós lembramos | Mostra bibliográfica

 








De 24 a 31 de janeiro, está patente na Biblioteca uma mostra bibliográfica organizada a partir dos títulos da coleção da BE. 

Esta mostra insere-se no conjunto de iniciativas promovidas para lembrar as Vítimas do Holocausto e dinamizar a participação da Escola na campanha da UNESCO #WeRemember.



segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Campanha #WeRemember / #Nós lembramos

 


Aprender com o passado. Proteger o Futuro.


Quando a UNESCO e a WJC iniciaram a campanha #WeRemember em 2017, pediram às pessoas de todo o mundo um gesto simples, mas significativo: escrever as palavras “We Remember” numa folha de papel, tirar uma foto segurando essa folha e postá-la nas redes sociais usando a hashtag #WeRemember. A resposta foi esmagadora.

Desde então, e apesar dos desafios colocados pela pandemia do COVID-19, continuam a captar a atenção do público, através da institucionalização do uso da hashtag, entre outras vias. Um resultado notável foi a iluminação de monumentos, juntamente com a projeção de mensagens emocionantes em locais públicos.


O artista turco Yusuf Tolga Ünker colore fotos em preto e branco do Holocausto. Isso torna o passado vivo e força o espectador a ver esses eventos como se  estivessem a acontecer hoje. As imagens tornam-se ainda mais chocantes e emotivas.




Para lá das sombras

Plataformas de comboios, 'chuveiros', fornos. Estes são os locais terríveis em Auschwitz-Birkenau que viram o assassinato de milhões de pessoas. Para a fotógrafa Judy Glickman Lauder, as suas primeiras visitas na década de 1980 aos locais onde ocorreu o Holocausto colocaram-lhe uma missão imperiosa: capturar nas suas fotos as almas que partiram. As fotografias assustadoras foram recentemente publicadas num livro pela primeira vez.



Por que devemos #Lembrar do Holocausto?

Esses últimos anos foram difíceis para todos nós - e mostraram-nos por que a educação sobre o Holocausto é necessária mais do que nunca. Ao enfrentar a pandemia do COVID-19, vimos um aumento de ideologias de ódio e racistas em todo o mundo. Os falsos mitos de conspiração sobre grupos minoritários estão a espalhar-se rapidamente. As redes sociais estão a ser invadidas por conteúdo prejudicial. Tudo pode parecer esmagador para muitos. Assustador, até.

27 de janeiro de 2022 marca a passagem de 77 anos desde que as tropas aliadas chegaram aos portões de Auschwitz, mas é claro que a história de como chegaram lá deve ser partilhada mais amplamente. O Holocausto - o assassinato de 6 milhões de judeus pelos nazistas e seus colaboradores - não ocorreu no vácuo. Foi o produto do ódio desenfreado e do silêncio coletivo. Agora, mais do que nunca, devemos unir-nos para lembrar o passado, para construir um futuro melhor para todos.


Como apoiar a Campanha e Homenagear as vítimas do Holocausto?

  • Use a hashtag #WeRemember nas redes sociais
  • Acenda uma vela em memória
  • Visite um memorial ou museu local do Holocausto
  • Realize um evento virtual ou presencial com distanciamento social
  • Criar um projeto de arte
  • Informe-se sobre os factos em aboutholocaust.org
  • Partilhe as informações nas redes sociais – Facebook / Twitter
  • Partilhe a história de um sobrevivente clique aqui





A Campanha #WeRemenber na Camilo

O que podemos fazer para garantir que as lições do Holocausto não sejam esquecidas?
  1. Escrevam “WeRemember / #NósLembramos numa folha de papel
  2. Tirem uma foto da turma segurando a folha
  3. Partilhem: enviem a foto para o email da Biblioteca que a difundirá pelas redes socias




Nós lembramos

 

#WeRemember

#NósLembramos


Aprender com o passado. Proteger o futuro.




























A Biblioteca associa-se às celebrações do Dia Mundial em Memória do Holocausto através de um conjunto de iniciativas:

  • Participação na campanha global da WJC / UNESCO #WeRemember / #NósLembramos para aumentar a consciencialização sobre a importância da cultura da lembrança para o presente;

  • Divulgação de QR-Codes em diferentes espaços da escola com testemunhos-vídeo de sobreviventes do Holocausto;

  • Exposição sobre o Holocausto no átrio da Biblioteca;

  • Mostra bibliográfica (divulgação da coleção da biblioteca sobre o tema em epígrafe);

  • Criação de um repositório REA sobre o Holocausto.




Arte | Algumas questões

 

 





A primeira aula de Filosofia dedicada às questões ”O que é a Arte?” e ”O que é que faz com que um objeto seja uma obra de arte?” acabou por resultar numa visita de estudo aos anexos! 

Autorizados pela nossa professora, saímos da sala 6 do edifício principal e lá nos dirigimos para os anexos para ver (alguns pela primeira vez) in loco o mural "Isto é Arte?". Regressados à sala, vínhamos munidos de outras questões menos filosóficas, mas também importantes: Quem é o autor da obra? Com que propósito foi pintada? No âmbito de alguma disciplina? Há quantos anos? 

Os alunos do 11ºB :)

 
Será que podem ajudar os alunos a responder a estas perguntas?

 

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Ebooks | Lisboa nas narrativas

 













Download


Título: Lisboa nas narrativas. Olhares exteriores sobre a cidade antiga e contemporânea

Nome (Autores/Coord. principais): Ana Isabel Queiroz (coord.), Ana Catarina Ramos, Ângela Pardelha, Chiara Spadaro, Ida Alves, Isabel Fernandes Alves, Isabel Vasconcelos Ferreira, João Eduardo Ferreira, João Henrique Banha, João Pimentel, Nuno Ivo e Sasha Lima.

Ano de publicação: 2012

Editora: IELT, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa

Resumo: Reúne-se um conjunto de 12 textos sobre Lisboa: 11 ensaios e um conto. Estes partem de representações literárias produzidas por escritores estrangeiros, mas também de afinidades disciplinares e da experiência própria da paisagem da cidade, deixadas transparecer pelos que os assinam. A reflexão que lhes serviu de elo e catalisador gerou-se na oficina internacional “Lisboa nas narrativas: olhares do exterior sobre a cidade antiga e contemporânea” realizada em Lisboa, no Palácio Belmonte e na Livraria Fabula Urbis, entre 1 e 8 de fevereiro de 2012. Aí, participantes de diferentes áreas académicas analisaram conjuntamente o passado, o presente e o futuro da paisagem de Lisboa, equacionando dimensões geográficas, históricas, antropológicas, arquitectónicas, económicas, ecológicas e artísticas. Apresentam-se agora os resultados, explorando o imaginário sobre Lisboa e as respectivas geografias literárias, um manancial de imagens, ideias e conhecimentos que contribuem para gerar novas narrativas, visando a sua gestão. Em termos académicos, a oficina teve enquadramento no projeto Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental, coordenado pelo IELT – NOVA FCSH, cujo objetivo principal assenta na ligação entre a literatura e o território, valorizando-os mutuamente.

Referência bibliográfica completa: Queiroz, Ana Isabel, Ramos, Ana Catarina, et.al. (2012). Olhares exteriores sobre a cidade antiga e contemporânea. IELT, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa.

ISBN: 978-972-9347-08-5


Centenário Saramago | Contar por imagens

 


       Xilogravura de "O Lagarto", conto de J. Saramago

Do programa do Centenário de José Saramago consta a ação “Contar por Imagens”, uma iniciativa da Fundação José Saramago, em parceria com o Plano Nacional das Artes, com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o Plano Nacional Leitura.

Dirigida a alunos e alunas de qualquer nível e ciclo de ensino, a ação “Contar por Imagens” insere-se no subprograma “Saramago na Escola” e constitui um desafio que procura suscitar leituras transdisciplinares de textos de José Saramago.

Para tal, entende-se o termo imagem numa aceção ampla, levando à descoberta de relações que os textos de Saramago podem estabelecer com outras artes e com as respetivas linguagens. “Contar por Imagens” visa a ilustração de textos, no sentido mais corrente da expressão, e também aquelas representações que contemplem a mencionada aceção ampla de imagem: a música ou a dança, a performance ou a instalação sonora, o vídeo ou a fotografia.

Nas disposições que regem a ação “Contar por Imagens” (aqui) encontram-se todas as indicações necessárias para participação, com referência a temática e a calendário, bem como a outras questões práticas.


quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Entrevista a Vasco da Gama

 



“Isto dos aviões é uma moda passageira”

Forum estudante | 10 de janeiro 2022







Apanhámos Vasco da Gama numa marisqueira, a marcar a festa de celebração dos 520 anos da chegada à Índia. O Almirante-Mor aceitou falar à Revista Forum Estudante e recordou a viagem que o celebrizou.

Leia aqui a entrevista.


👉A versão impressa da Forum Estudante está disponível na Biblioteca.


quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Ebooks | Imaginários do mar - Uma quase antologia

 













Download


Título: Imaginários do mar: uma antologia crítica. Vol. I

Nome  (Autores/Coord. principais): Carlos F. Clamote Carreto, Joana Gaspar de Freitas, Clara Maria Laranjeira Sarmento Santos, Luís Manuel Moreira Sousa Martins (Editores)

Ano de publicação: 2020

Editora: IELT, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa

Resumo: Cruzando registos, fontes e metodologias provenientes de diversos territórios disciplinares das ciências sociais e humanas, a obra reúne – no espaço simultaneamente uno, heterogéneo e pluridimensional da antologia – documentos textuais e iconográficos, artes plásticas, vídeos, arquivos fotográficos e estudos críticos que visam mapear os elementos constitutivo de um imaginário marítimo atlântico entre a Idade Média e a época contemporânea.

Referência bibliográfica completa: Carreto, C., Gaspar de Freitas, J., Santos, C. M. L. S., & Martins, L. M. M. S. (2020). Imaginários do mar: uma antologia crítica. IELT, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa.

ISBN: 978-989-8968-04-3














Download


Título: Imaginários do mar: uma antologia crítica. Vol. II

Nome (Autores/Coord. principais): Carlos F. Clamote Carreto e Luís Manuel Moreira Sousa Martins (Editores)

Ano de publicação: 2021

Editora: IELT, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa

Resumo: Cruzando registos, fontes e metodologias provenientes de diversos territórios disciplinares das ciências sociais e humanas, a obra reúne – no espaço simultaneamente uno, heterogéneo e pluridimensional da antologia – documentos textuais e iconográficos, artes plásticas, arquivos fotográficos e estudos críticos que visam mapear os elementos constitutivo de um imaginário marítimo atlântico entre a Idade Média e a época contemporânea. Esta volume dá continuidade a um primeiro volume já publicado (ISBN: 978-989-8968-04-3)

Referência bibliográfica completa: Carreto, Carlos F. Clamote; Martins, Luís (2021). Imaginários do mar: uma antologia crítica. Vol.II. IELT, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa.

ISBN/ISSN: 978-989-8968-08-1



terça-feira, 18 de janeiro de 2022

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Terapia de choque

 


Cartoon de @ramacartoon



O jogo do mundo

 













Download


Título: O Jogo do Mundo. Ensaios sobre o Imaginário lúdico

Nome (Autores/Coord. principais): Margarida Santos Alpalhão, Carlos Clamote Carreto, Isabel de Barros Dias.

Ano de publicação: 2017

Editora: IELT, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa

Resumo: Partindo de uma abordagem multidisciplinar, o volume tem por base a questionação do jogo no âmbito dos Estudos sobre o Imaginário. Os vários contributos que compõem o livro refletem sobre a noção de jogo nas suas múltiplas valências (manifestação cultural, imaginário lúdico, espaço relacional, manifestação da ordem, projeção lógica, sistema de regras, relação com o Real, com o Outro, com o Cosmos…) e com base em distintas áreas disciplinares (Psicanálise, Antropologia, Sociologia, Estudos Literários, Matemática, Filosofia).

Referência bibliográfica completa: Margarida Santos Alpalhão, Carlos Clamote Carreto e Isabel de Barros Dias (coord.), O Jogo do Mundo. Ensaios sobre o Imaginário lúdico: IELT, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, 2017, 483 pp.

ISBN: 978-989-99761-8-4




domingo, 16 de janeiro de 2022

Entrevista a Luís de Camões

 






«É tramado nadar só com um braço livre, digo-vos já»





  Forum estudante | 27 de outubro 2020


O famoso autor d’Os Lusíadas aceitou receber a revista Forum Estudante em sua casa, para falar um pouco dos seus projetos literários e contar a sua vida repleta de aventuras.

Pode ler a entrevista aqui.

👉 A versão impressa da revista Forum Estudante está disponível na Biblioteca.


Sustentabilidade | Ferramentas interativas

 




Ferramentas interativas para entender melhor a crise climática: 






    Simulador: Clique na imagem para criar um cenário climático



O En-ROADS é um modelo de simulação de políticas transparente e disponível gratuitamente que dá a todos a oportunidade de projetar os seus próprios cenários para limitar as emissões de carbono e, consequentemente, o aquecimento global futuro. Pode tentar as suas próprias experiências e hipóteses e obter feedback imediato sobre os prováveis ​​impactos. A simulação, desenvolvida pela Climate Interactive, em colaboração com o MIT Sloan, roda num laptop comum numa fração de segundo, está disponível online e oferece uma interface intuitiva. Cuidadosamente fundamentada na melhor ciência disponível, foi calibrada contra uma ampla gama de modelos integrados de avaliação, clima e energia existentes.


Recursos 




sábado, 15 de janeiro de 2022

Romances tradicionais do distrito de Bragança

 













Download


Título: Romances Tradicionais do Distrito de Bragança

Nome (Autores/Coord. principais): J. J. Dias Marques (recolha e prefácio), Ana Sirgado (introdução e edição); Teresa Araújo (diretora da coleção Editar a Memória).

Ano de publicação: 2019

Editora: IELT, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa

Resumo: Este livro reúne as versões inéditas de romances tradicionais que foram recolhidas por José Joaquim Dias Marques no distrito de Bragança (nos meses de Agosto e Setembro de 1980-1982 e 1987) e transcritas recentemente por Ana Sirgado, a partir da digitalização a que procedeu do registo áudio da recitação popular. Além dos poemas, o volume inclui a apresentação crítica e a história do acervo, realizadas pelos coletor e editora das composições.

Referência bibliográfica completa: Marques, J. J. Dias e Sirgado, Ana, Romances Tradicionais do Distrito de Bragança, IELT, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, 2019.

ISBN/ISSN: 978-989-8968-02-9