O tema deste ano, "Promover o multilinguismo para a inclusão na educação e na sociedade”, incentiva-nos a apoiar o multilinguismo e a utilização das línguas maternas, tanto na escola como no dia a dia. Quarenta por cento da população mundial não tem acesso à educação na língua que fala ou entende melhor, isso dificulta a sua aprendizagem, bem como o seu acesso ao património e às expressões culturais. Este ano, está a ser dada especial atenção à educação multilingue desde a primeira infância, para que a língua materna seja sempre uma mais-valia para as crianças."- Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Língua Materna
A diversidade linguística está cada vez mais ameaçada à medida que mais e mais línguas desaparecem. Globalmente, 40 por cento da população mundial não tem acesso à educação na língua que fala ou compreende. No entanto, estão a ser feitos progressos na educação multilingue na língua materna, com uma compreensão crescente da sua importância, particularmente na escolaridade inicial, e um maior compromisso com o seu desenvolvimento na vida pública.
As sociedades multilíngues e multiculturais existem por meio das suas línguas que transmitem e preservam o conhecimento e as culturas tradicionais de forma sustentável.
Quando uma língua desaparece, leva consigo toda uma herança cultural e intelectual.
Sem comentários:
Enviar um comentário