Download |
O surgimento e o desenvolvimento das tecnologias digitais, sobretudo dos computadores pessoais (PC's, na sigla inglesa) interligados através da internet, representaram uma revolução rumo à sociedade de informação na qual vivemos.
As distâncias geográficas foram rompidas, permitindo o fácil contato entre indivíduos situados nos mais diversos lugares do planeta e derrubando as barreiras que impediam ou dificultavam o câmbio de bens culturais entre eles. Os tradicionais papéis de produtores e receptores de informações confundiram-se, e as sociedades humanas têm assistido à gradual quebra dos monopólios comunicacionais.
A rede nasceu com o ideal libertário de um espaço de abertura à participação democrática, onde todos pudessem ter voz. Essa participação democrática favorece o desenvolvimento da inteligência coletiva, constantemente em construção, enriquecida de forma colaborativa, sempre aberta a novas ideias e capaz de reunir conhecimentos de diversas fontes. A sociedade procura novos mecanismos para driblar sistemas de licenciamento intelectual demasiado fechados - como o Copyright -, em busca de outros modelos que promovam o respeito aos direitos dos autores e, ao mesmo tempo, a livre circulação de bens culturais. Foi com esses objetivos que surgiu o Creative Commons.
Sem comentários:
Enviar um comentário