sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Cristina Carvalho na Camilo








Dia 27 de novembro - Tertúlia na Biblioteca


 Tertúlia na Biblioteca


Como previsto, Cristina Carvalho iniciou a sua visita à Camilo com a participação numa Tertúlia com professores da escola e elementos da comunidade local. Depois da apresentação, perante uma plateia interessada em conhecer a escritora e a sua obra, foram lidos extratos de Ana de Londres, O Gato de Uppsala e Lusco-Fusco. A escritora a falou um pouco da sua obra, referindo a ligação especial que tem com Noturno, o romance de Chopin, e respondeu a questões que lhe foram colocadas.






A sessão terminou ao som do emblemático poema Pedra Filosofal, da autoria de Rómulo de Carvalho/António Gedeão, pai de Cristina Carvalho (poema cantado e acompanhado à viola pelo Professor João Pinto).



Dia 28 de novembro - Sessão com ao alunos. Auditório 1 




Estiveram presentes cinco turmas do Ensino Básico e Secundário, que tiveram oportunidade de colocar questões a Cristina Carvalho.


Entrevista | Luis Sepúlveda




8ª edição




Em Conversas de Escritores, o autor foi entrevistado por José Rodrigues dos Santos, na RTP, em 10.10.2009.

Ver entrevista em http://www.rtp.pt/blogs/programas/conversasdeescritores/?k=luis-sepulveda.rtp&post=3903


terça-feira, 19 de novembro de 2013

Encontros com autores | Cristina Carvalho


Nos dias 27 e 28 de novembro, a escritora Cristina Carvalho vem à Camilo, a convite da Biblioteca Escolar.





No dia 27, a escritora estará na Biblioteca da escola, pelas 21h, para uma tertúlia com professores e pessoas convidadas da comunidade local. 

No dia 28, é a vez do encontro com um público mais jovem, os alunos da escola, que terá lugar no Auditório 1, pelas 10h.

Cristina Carvalho tem já 13 títulos publicados, cinco dos quais fazem parte das listas do Plano Nacional de Leitura/PNL:  a O gato de Uppsala, para o 8º ano; Lusco Fusco, breviário dos mundos elementares, para o 9º e Noturno, o romance de Chopin”, para 10º, 11º e 12º anos, todos publicados por Sextante/Porto Editora, vieram juntar-se recentemente mais dois títulos -  o romance Ana de Londres, e a biografia do seu pai, Rómulo de Carvalho/ António Gedeão, Príncipe Perfeito (foram incluídos nas listas  de 2013/14 do PNL como livros recomendados para os 10º, 11º e 12º anos de escolaridade).



 https://www.youtube.com/watch?v=e2fLpCGXumo&feature=youtu.be


 https://acriticoblog.wordpress.com/2013/04/15/romulo-de-carvalho-antonio-gedeao/



Ver entrevistas da autora sobre algumas das suas obras em LER+ Ler melhor (Programa da RTP2 apoiado pelo PNL) :


   

  ➲➲➲➲➲➲➲➲➲➲➲➲➲➲➲➲



 ➲➲➲➲➲➲➲➲➲➲➲➲➲➲➲➲



  ➲➲➲➲➲➲➲➲➲➲➲➲➲➲➲➲







segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Exposição: PreséPios


de 18 de novembro a 8 de dezembro




Está patente na Biblioteca da escola, de 18 de novembro a 8 de dezembro, uma exposição de Presépios da autoria de João Costa, professor de Português na Camilo.








PreséPios é um conjunto de peças construídas  em  diversos  materiais  vegetais.  As  três  figuras  -  pássaros  representam uma  dimensão  natural  de  liberdade numa  ponte  entre  o  humano  e  divino, entre a terra e o céu.

Este  trabalho  foi  inicialmente  apresentado   no  Museu  do  Ferro  &  da Região  de  Moncorvo  e  posteriormente  no  Centro  Cultural  de  Vila Nova de Foz Côa e na Livraria Traga-Mundos, em Vila Real.



Exposição de fotografia "A terra e a gente", de Maurício Penha

 

 de 18 de novembro a 8 de dezembro


De 18 de novembro a 8 de dezembro, está patente no átrio da Biblioteca uma exposição de fotografia de Maurício Penha, realizada no âmbito da parceria da BE com a Fundação Casa-Museu Maurício Penha. 






 









🔼🔽🔼🔽🔼🔽🔼🔽🔼🔽🔼🔽🔼🔽🔼🔽🔼🔽🔼🔽


Maurício Penha (1913 - 2013)


Celebração do centenário do nascimento de uma figura ilustre da Camilo

                   
                 
 


 Maurício (Meireles) Penha nasceu em Sanfins do Douro, em 8 de junho de 1913, e morreu em Alijó, em 22 de junho de 1996.

Frequentou a Instrução Primária em Sanfins do Douro, concluiu o 5º ano dos Liceus (atual 9º ano), no colégio de Lamego e completou o Curso Complementar dos Liceus, em 1933, em Vila Real, no Liceu Nacional Camilo Castelo Branco.

Iniciou os estudos universitários no Porto, em Medicina, mas em 1934 mudou de curso e passou a frequentar a Escola de Belas Artes onde foi discípulo de Teixeira Lopes, dos pintores Acácio Lino e Joaquim Lopes e do escultor Pinto do Couto. Transferiu-se depois para Lisboa, em 1945, onde veio a concluir o Curso Superior de Escultura, tendo sido discípulo de Simões de Almeida.

Lecionou nas Escolas Machado de Castro, Francisco de Arruda, Manuel da Maia, Escola Industrial e Comercial de Vila Real, atual Escola Secundária de S. Pedro, e Alfredo da Silva (Barreiro), e em diversos Liceus: D. João de Castro, Oeiras, Camões, Gil Vicente e Passos Manuel. Aposentou-se em 1978, após ter lecionado na Escola Pereira Coutinho, em Cascais.

Arqueólogo, fotógrafo, pintor, gravador, escritor e escultor, foi um grande viajante, tendo corrido meio mundo, da ex-União Soviética ao México, da França ao Egipto.

É o autor de vários trabalhos realizados por encomenda, nomeadamente:

"Os meninos da Escola" – motivo escultórico, de pedra, para a Escola Primária do Areeiro, Lisboa (1956); Escudo para a Escola Industrial de Tomar; Busto de pedra do Eng.º Manuel da Maia, para a Escola com o mesmo nome, em Lisboa (1957); "A menina a ler" – motivo escultórico, de pedra, para a Escola Industrial e Comercial de Vila Real (atual Escola Secundária de S. Pedro) (1961); "Os quatro Evangelistas" – 4 estatuetas, de pedra, representando S. Marcos, S. João Evangelista, S. Lucas e S. Mateus, na Igreja Matriz de Serpa (1958); Estátua do Abade Corrêa da Serra, de bronze, num jardim público em Serpa (1958); "Homenagem a Camões", monumento de pedra, em frente à Câmara Municipal de Serpa (1959).

Publicou, em 1981, numa edição de autor, os contos "Vidas sem história".

Como artista plástico, participou em inúmeras exposições, coletivas e individuais.






A Fundação Casa-Museu Maurício Penha ___________________________




Casa-museu Maurício Penha


Casa-museu Maurício Penha
http://sanfinsdodouro.no.sapo.pt/012b.jpg









A Fundação Casa - Museu Maurício Penha é uma instituição de utilidade pública ao serviço das comunidades regionais/locais, que reúne obras de Maurício Penha, desde escultura a pintura, passando por gravura e fotografia. Tem uma função activa de dinamização cultural e de divulgação do acervo artístico do seu Fundador – o escultor Maurício Meireles Penha –, promovendo na sua sede, ou fora dela, exposições de pintura e de escultura ao longo do ano.


 Fica situada num edifício restaurado, readaptado de uma casa setecentista pertencente aos Penhas, que recebeu o espólio artístico do escultor.


Morada:
Rua Fonte da Baixo, 5
5070 Sanfins do Douro - Alijó
Tel./Fax: 259 686 133
E-mail:
cmuseumpenha@mail.telepac.pt
Presidente da Direcção: José Carlos Boura




terça-feira, 12 de novembro de 2013

Concurso Nacional de Leitura | 8ª edição


2013-2014


 




 

O PNL/ Plano Nacional de Leitura – em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas/DGLAB e com a Rede das Bibliotecas Escolares/RBE – promove, à semelhança dos anos anteriores, a 8ª edição do Concurso Nacional de Leitura /CNL dirigido aos alunos de 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Este Concurso, que tem como objetivo central estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão oral e escrita, decorre em três fases, com a seguinte calendarização:
1ª Fase – Eliminatória, a nível de escola, até 11 de janeiro de 2014: seleção, a partir da prova de leitura de uma obra, de três alunos do 3º Ciclo e três alunos do Ensino Secundário, que estarão presentes na Final Distrital;
2ª Fase – Final Distrital, a realizar nas Bibliotecas Municipais designadas pela DGLB, durante o 2º Período, até finais de abril de 2014: seleção de dois vencedores em cada uma das categorias – 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário -, que estarão presentes na Final Nacional;
3ª Fase – FINAL NACIONAL, a realizar durante o mês de maio de 2014, em data e local a anunciar.
O prazo limite de inscrição é 6 de dezembro.
 A prova de seleção a nível de escola terá lugar no dia 8 de janeiro de 2014.

Obras selecionadas para a 1ª prova de seleção:

3º Ciclo do Ensino Básico
  •  Boas Férias, Miguel!, de Maria Teresa Maia Gonzalez
  •  A Lua não está à venda!, de Alice Vieira
  •  História de um gato e de um rato que se tornaram amigos, de Luís Sepúlveda
Ensino Secundário
  •   A menina é filha de quem?, de Rita Ferro
  •  Verão Quente, de Domingos Amaral
  •  O mar em Casablanca, de Francisco José Viegas

Estas obras estarão disponíveis para consulta na Biblioteca.
Para mais informações, consultar o Regulamento do Concurso Nacional de Leitura, a nível nacional e de escola, disponíveis:
- no átrio da Biblioteca;
- na página do PNL.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Instrumentos musicais tradicionais portugueses


Exposição 



  


No dia 5 de novembro esteve patente na zona de acolhimento / atendimento da Biblioteca da escola uma exposição sobre instrumentos portugueses, organizada no âmbito da receção aos parceiros do Projeto Comenius (deslocaram-se a Vila Real quatro delegações de países europeus - Alemanha, Polónia, Eslováquia e Turquia).
Este é o segundo ano do desenvolvimento do projeto Get Europe up and Playing (GET UP!), cujo tema é a música e o desporto.

Para celebrar este encontro, a BE realizou uma edição especial de marcadores com a sua mascote, Camilo, que ofereceu a todos os participantes.












Balanço do Encontro
pela coordenadora do Projeto, Dra. Julieta Pereira

 

 A Escola Secundária Camilo Castelo Branco de Vila Real recebeu, entre os dias 4 e 9 do corrente mês, quatro delegações de países europeus (Alemanha, Polónia, Eslováquia e Turquia) no 5.º Encontro da parceria, em curso desde 2011, sendo o presente ano letivo o segundo ano de execução de um Projeto, intitulado “Get Europe up and Playing (GET UP!) ”, cujo tema é a música e o desporto.

O Encontro, incluindo o respetivo Programa, foi amplamente divulgado pela Coordenadora do Projeto, antes e durante a sua realização, através de diversos meios, nomeadamente o semanário Notícias de Vila Real, a página da Escola e o blogue Comenius, bem como em entrevista ao semanário A Voz de Trás-os-Montes e à Rádio Universidade. Do mesmo modo, logo após o seu término, este evento, pelo seu incontestável impacto na Escola e a nível local/regional, mereceu ser novamente notícia no Notícias de Vila Real, pela mão da repórter e professora da ESCCB, Dra. Ana Paula Fortuna.

Nessa linha de divulgação e de balanço regulares do trabalho que se vai desenvolvendo ao longo do período de execução do Projeto, tarefas contempladas, naturalmente, em Projetos desta dimensão, o presente texto visa, com maior propriedade nesta altura, dar conta, do resultado desse trabalho de reflexão, por parte da Equipa Comenius, relativamente ao Encontro, ao grau de consecução do respetivo Programa,  aos resultados e objetivos alcançados previstos no próprio Projeto. Para isso, a Equipa procedeu a um exercício de autoavaliação partilhada, tendo também em consideração os testemunhos por parte da comunidade escolar e educativa, da comunidade local e das delegações europeias visitantes.

Assim, a Equipa Comenius, em jeito de conclusão, pode corroborar com gáudio o enorme sucesso deste evento, sem descurar um ou outro aspeto que tenha corrido menos bem, cumprindo-se plenamente atividades e objetivos, graças a todo um trabalho de preparação, atempado e criterioso. Todavia, o esforço e entrega da Equipa teriam sido em vão sem o envolvimento em massa de toda a comunidade escolar e educativa, bem como a presença e colaboração de instituições e entidades locais/regionais, como a Câmara Municipal de Vila Real, o Museu da Vila Velha, o Museu Etnográfico, o Conservatório Regional de Música de Vila Real, o grupo de danças e cantares “Cantaréu” e ainda a presença e participação dos parceiros europeus. Mas como poderia ser de outra forma se este é um Projeto da Escola em articulação com a comunidade?

A todos, a Equipa Comenius, em seu nome e em nome da Escola, deixa aqui os mais sinceros agradecimentos.

           
A Coordenadora da Equipa Comenius

                                                               Maria Julieta Pereira



sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Um logo para a RBVR

Exposição das propostas apresentadas a concurso 

de 4 a 22 de novembro de 2013

 


Como, a seu tempo, tivemos oportunidade de informar, o júri, composto por um elemento da Biblioteca Municipal, dois representantes da Autarquia, um representante da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/ UTAD e a Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, reuniu no dia 5 de julho, na Biblioteca Municipal de Vila Real, para avaliar os trabalhos apresentados a concurso, tendo decidido, por unanimidade, atribuir o 1º Prémio a João Filipe Campolargo Costa Teixeira e uma menção honrosa a Ana Margarida Leite Pegado Olo.

Os sete trabalhos apresentados, todos da autoria de alunos da Camilo, são agora objeto de uma exposição organizada pela BE, que está patente na escadaria de acesso à biblioteca da escola. 


















Atividades da/na Biblioteca | novembro 2013


 AGENDA

5 de novembro
Exposição de instrumentos musicais tradicionais portugueses (no âmbito da visita dos parceiros do Projeto Comenius)

De 4 a 8 de novembro

 – Exposição dos trabalhos de alunos de artes apresentados no concurso do logo para a Rede de Bibliotecas de Vila Real.  

De 18 novembro a 8 dezembro

- Exposição de Fotografia, de Maurício Penha - "A terra e a gente"

De 21 a 29 de Novembro

- Figuras ilustres da Camilo: Rómulo de Carvalho/António Gedeão. Evento inserido no conjunto de exposições a realizar ao longo do ano letivo sobre figuras de mérito (a nível local e nacional), ligadas ao “Liceu”, na qualidade de alunos e /ou ex-professores.

 - Celebrar Rómulo de Carvalho (24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica). Exposição de obras/textos de Rómulo de Carvalho/António Gedeão.

Dias 27 e 28 de novembro

 - Encontro com a escritora Cristina Carvalho
  • dia 27, à noite, Tertúlia na Biblioteca da Escola;
  • dia 28, às 10h, palestra com os alunos, no Auditório 1.

De 18 de novembro a 8 de dezembro

 - Exposição de Presépios, de João Costa.